(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bombeiros registram seis ocorrências de incêndio em vegetação na Grande BH

Focos surgiram em lotes vagos e áreas de vegetação em Belo Horizonte e cidades vizinhas. De acordo com meteorologista, calor e tempo seco contribuem para queimadas fora de época


postado em 17/01/2015 16:41 / atualizado em 17/01/2015 16:45

Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para combater pelo menos seis incêndios em lotes vagos ou áreas de vegetação na Grande BH somente na tarde deste sábado. Segundo meteorologista, o tempo seco pode agravar essas situações.

De acordo com os registros dos bombeiros, a primeira ocorrência aconteceu pouco depois das 13h no Bairro Santa Maria, em Contagem, onde o fogo em um lote vago ameaçava casas vizinhas. A vegetação de um lote vago também pegou fogo no Bairro Santo Antônio, Região Centro-Sul da capital.

Às 14h30, os bombeiros foram acionados para combater um incêndio perto da entrada principal do Zoológico de BH, na Avenida Otacílio Negrão de Lima, na Região da Pampulha. Também foram registrados focos às margens da MG-05, em Sabará, no Bairro Vila Rosário, em Ibirité, e em um bambuzal no Bairro Marimbá, em Betim. Conforme a assessoria de imprensa da corporação, as causas dos incêndios ainda não foram esclarecidas, mas o calor e o tempo seco são fatores que podem contribuir para um incêndio nessas áreas.

De acordo com o meteorologista Heriberto dos Anjos, do Instituto TempoClima PUC Minas, a umidade relativa do ar na região da Pampulha chegou aos índices de 25% e 30% na tarde de hoje, o que já configura estado de atenção, segundo a Organização Mundial da Saúde. Nas últimas duas horas, a temperatura chegou a 32 graus na Pampulha e 33 na região do Bairro Carlos Prates.

“Se a gente for relacionar, essas queimadas fora de época acontecem em função dessa dessa massa de ar quente e seco sobre Minas. Temos temperaturas elevadas no estado, principalmente no Sul de Minas, e umidade abaixo ou até 30% em todo o estado”, explica Heriberto dos Anjos. Ainda segundo o meteorologista, a massa de ar seco deve perder força entre a próxima terça e quarta-feira, dia 21. A saída do sistema pode aumentar a possibilidade de chegada de uma frente fria na Região Central do estado, que pode provocar chuvas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)