(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Taxistas fazem paralisação no aeroporto de Confins

Os profissionais e representantes das operadoras de táxis protestam contra a ação de perueiros e 'piolhos'. Profissionais bloquearam a LMG-800, na saída do aeroporto, durante manifestação


postado em 12/01/2015 08:09 / atualizado em 12/01/2015 12:45

Ver galeria . 14 Fotos Paulo Filgueiras/EM DA Press
(foto: Paulo Filgueiras/EM DA Press )


Taxistas de quatro empresas que prestam serviços no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, fazem uma paralisação na manhã desta segunda-feira, no terminal. Os profissionais e representantes das operadoras de táxis protestam contra a ação de "piolhos", que fazem o transporte clandestino na região. Cerca de 60 profissionais bloquearam a LMG-800, na saída do aeroporto, durante uma manifestação. Militares do terminal e da polícia rodoviária acompanharam o protesto, que foi pacífico.

De acordo com taxistas, a mobilização ocorre depois de uma confusão na última sexta-feira entre os motoristas credenciados nas empresas e clandestinos. Houve uma briga entre os dois grupos. Segundo os profissionais que trabalham no terminal, dois homens chegaram em um carro preto e um deles, armado, disparou quatro vezes contra os taxistas estacionados no aeroporto. A dupla fugiu e não foi localizada. Um taxista, que não quis se identificar, diz: “Essa é nossa indignação, eles trabalham ilegais e armados ainda”.

Ao todo, mais de 500 veículos estão autorizados a pegar passageiros no aeroporto, sendo permissões de Confins,  Lagoa Santa e da Secretaria de Transportes de Obras Públicas (Setop), que podem atuar em toda a Grande BH em qualquer trajeto. O agente de fiscalização do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG), Amauri Soares Pereira, disse que durante o protesto, os taxistas apontaram três supostos “piolhos”, mas os condutores apresentaram a documentação exigida e foram liberados da abordagem do departamento. Segundo o agente, o papel do DER é fazer a notificação, recolhimento de veículo e detenção de motoristas em caso de transporte irregular.

O Sindicato dos Taxistas informou que os trabalhadores não oficializaram qualquer queixa sobre a ação de “piolhos” recentemente, nem mesmo a respeito da confusão de sexta-feira. O sindicato informa que vem tentando firmar convênios para que táxis de BH, Confins e Lagoa Santa possam pegar e levar passageiros ao terminal. A proposta poderia reduzir o gargalo no número de táxis que atendem ao aeroporto, já que motoristas da capital podem levar passageiros ao terminal, mas têm que voltar com os carros vazios, o que abre brecha para clandestinos.

Os taxistas encerraram o protesto e se reuniram com representantes da concessionária que administra o aeroporto. A BH Airport, a Polícia Militar e representantes de cooperativas credenciadas traçaram um plano de ações para implantação de melhorias operacionais na prestação dos serviços de táxis do aeroporto. As medidas serão desenvolvidas em conjunto também com a Polícia Civil e o DER-MG.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)