(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Temporada de ensaios abertos para o Carnaval é intensificada em BH


postado em 11/01/2015 06:00 / atualizado em 11/01/2015 08:04

A temporada de ensaios abertos para o Carnaval de Belo Horizonte está sendo intensificada a partir deste fim de semana. Embora muitos blocos tenham iniciado as oficinas de percussão no fim do ano passado, a partir de agora deverá aumentar o número de ritmistas. No próximo dia 19, serão retomados os ensaios do Pena de Pavão de Krishna.


“O carnaval de Belo Horizonte nasce com a retomada do uso da rua de maneira democrática. Os blocos, como o Praia da Estação, demonstram a importância do espaço público como um lugar do encontro”, diz Flora Rajão, uma das idealizadoras do Pena de Pavão.


Ela ressalta que o carnaval nasceu de maneira espontânea e não é algo do poder público, mas da sociedade civil. O Pena de Pavão de Krishna faz um resgate dos afoxés, manifestação cultural com influência africana característica do carnaval de Salvador. Durante os cortejos, são entoados cânticos do candomblé ao som do atabaque e outros instrumentos de percussão. O bloco também tem mantras hare krishna. “Definimos como um ritual. As músicas evocam os deuses. É uma celebração de amor”, diz.


Ontem, o primeiro ensaio do Baianas Ozadas movimentou o Largo da Saideira, no Bairro União, na Região Nordeste. Cerca de 200 integrantes do bloco, de todas as belezas e de várias tribos, se reuniram para acertar o passo e a bateria e não fazer feio nas ruas da cidade. A produtora Renata Chamilet espera uma festa ainda mais bonita. “A expectativa para este ano é fazer um carnaval mais alegre, uma festa da diversidade. Esperamos passar pela cidade sem atrapalhar tanto o trânsito e a vida de qualquer pessoa”, acredita.


O bloco de homens e mulheres de saia e turbante brancos, de levada inconfundível, arrastou foliões da capital mineira pela primeira vez em 2012. De lá para cá, o Baianas Ozadas vem ganhando a simpatia de multidões. Nos últimos três anos, a performance nos dias de festa e as oficinas de percussão do bloco elevaram a bateria de cinco para 250 músicos.

 

PALCOS PARA
O DESFILE
O desfile das escolas de samba e blocos caricatos ocorrerá na Avenida Afonso Pena e serão instalados 14 palcos nas regionais e na Região Central. Não haverá palco no Bairro Santa Tereza, mas as regras para os blocos deverão ser mais flexíveis do que no ano passado. Associação de moradores e Belotur estão em acordo sobre os horários para os cortejos. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)