(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Cemig alerta alerta sobre incidência de raios em Minas

Segundo dados do Inpe, 130 pessoas morreram atingidas por descargas elétricas em Minas Gerais entre 2000 e 2013. Companhia de energia dá dicas de segurança para a população


postado em 07/01/2015 10:31 / atualizado em 07/01/2015 10:39

Minas Gerais tem características geográficas e meteorológicas que justificam a grande incidência de descargas atmosféricas(foto: Marcos Michelin/EM/D.A Press - 15/10/2009)
Minas Gerais tem características geográficas e meteorológicas que justificam a grande incidência de descargas atmosféricas (foto: Marcos Michelin/EM/D.A Press - 15/10/2009)

A Cemig faz uma alerta sobre as descargas elétricas durante o período chuvoso em Minas Gerais, que vai até abril. Nessa época, a população deve redobrar os cuidados com a segurança, principalmente durante as pancadas de chuva no verão.

De acordo com a companhia de energia elétrica, Minas é um dos locais que mais registram a ocorrência de raios por ano. Atualmente, o estado tem uma média anual de 1,1 milhão de descargas atmosféricas. Além disso, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) aconteceram entre 2000 e 2013, 130 pessoas morreram atingidas por raios em Minas Gerais, número menor apenas que o de São Paulo.

Segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), das duas mortes registradas em Minas no período chuvoso 2014/2015, uma foi causada por descarga elétrica. No dia 20 de outubro, o lavrador William Carvalho foi atingido por um raio enquanto trabalhava em uma fazenda no povoado de São José das rosas, em Santo Antônio do Monte, no Centro-Oeste do estado.

De acordo com o meteorologista da Cemig, Arthur Chaves, Minas Gerais tem características geográficas e meteorológicas que justificam a grande incidência de descargas atmosféricas. As regiões do estado mais atingidas como Sul de Minas, Zona da Mata e Região Metropolitana de Belo Horizonte estão sob o efeito de fenômenos meteorológicos como frentes frias e linhas de instabilidades – que provocam chuvas fortes de curta duração e que podem causar alagamentos –, além da contribuição do relevo e da posição geográfica que conforma o clima tropical. Também se destaca o Oceano Atlântico como fornecedor de umidade para o Sul de Minas e Zona da Mata, proporcionando a formação mais frequente de nuvens de chuva.

CUIDADOS Conforme a Cemig, o engenheiro de Tecnologia e Normalização da companhia, Demétrio Venício Aguiar, recomenda que todos os equipamentos elétricos devem ser retirados das tomadas, evitando riscos de queima ou à segurança das pessoas. “Apesar da rede elétrica possuir dispositivos de proteção contra sobretensões, durante as chuvas o raio pode cair nos fios da rede elétrica e, apesar de remota, existe a possibilidade de chegar às residências por meio da fiação, podendo atingir os aparelhos e até os moradores se estiverem em contato com eles”, destaca.

Também é importante ressaltar que durante períodos de rajadas de ventos e descargas atmosféricas, as antenas de TV podem se desregular. “Se isso acontecer, ninguém deve subir nos telhados para ajustá-las, pelo risco de queda, de choque elétrico e de ser atingido por um raio”, explica o engenheiro.

O engenheiro ainda aconselha que se houver necessidade de usar o telefone durante as tempestades, a melhor opção é o celular, desde que o aparelho não esteja ligado a uma tomada, ou o telefone sem fio. No entanto, em ambos casos é preciso evitar a permanência em lajes altas ou locais descampados, independentemente de estar ou não com os aparelhos.

Aguiar também alerta para os danos que as descargas elétricas podem provocar no corpo humano, como queimaduras gravíssimas que podem causar parada cardiorrespiratória e até levar à morte.

Uma das ocorrências mais graves em redes de distribuição, segundo a companhia de energia, é o fio partido. Nesses casos, as pessoas devem evitar ficar perto do local e precisam acionar a Cemig pelo telefone 116, que atende 24 horas por dia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)