(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Montes Claros tem situação de emergência reconhecida pela União por causa da seca

Outros três municípios do Norte de Minas também estão na lista. Prefeituras estarão aptas a pedir e receber recursos para recuperar danos


postado em 29/12/2014 11:16 / atualizado em 29/12/2014 11:28

As chuvas de dezembro ainda não foram suficientes para tranquilizar a população de municípios do Norte de Minas que passam por uma das piores secas da história. A situação de emergência de Montes Claros, Bonito de Minas, Riachinho e São João das Missões foi reconhecida pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil em portaria publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira.

As prefeituras estarão aptas a pedir e receber recursos da União para recuperar os danos. Segundo Ildeu Maia, secretário de agricultura de Montes Claros, a situação é mais crítica a cada dia e a prefeitura ainda está fornecendo água por caminhões pipa. “A situação já tinha sido reconhecida pelos municípios, pelo Estado e só agora pelo Governo Federal. Esperamos reforçar as medidas para não sofrer mais com a seca”

O índice de chuvas ainda é bem menor que o esperado na estação considerada chuvosa. “Já estamos com problemas agora. Se a chuva não vier em janeiro e fevereiro, teremos que continuar com essas medidas e poderemos perder a pouca lavoura que foi plantada”, avaliou o secretário.

Um balanço divulgado na última semana pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil contabilizou 173 decretos de emergência em municípios mineiros ao longo do ano. Dez casos foram registrados depois de novembro, quando começa o período chuvoso.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)