(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PBH estuda pedido para prorrogar feira no Bairro Santa Tereza

Nos últimos três domingos, 45 artistas plásticos e artesãos expuseram seus trabalhos, como pachtwork, bordado à mão, marcenaria, bijuterias, roupas de bebê e de cama e mesa


postado em 22/12/2014 14:19 / atualizado em 22/12/2014 14:26

Expositores se instalaram na Praça Duque de Caxias nos últimos fins de semana(foto: Pedro Ferreira/EM/D.A.Press)
Expositores se instalaram na Praça Duque de Caxias nos últimos fins de semana (foto: Pedro Ferreira/EM/D.A.Press)

A Prefeitura de Belo Horizonte estuda pedido para prorrogar por mais três fins de semana a feira provisória de artesanato da Praça Duque de Caixas, no Bairro Santa Tereza, na Região Leste de Belo Horizonte. Nos últimos três domingos, 45 artistas plásticos e artesãos expuseram seus trabalhos, como pachtwork, bordado à mão, marcenaria, bijuterias, roupas de bebê e de cama e mesa, além de doces e conservas, tudo feito artesanalmente. Para os expositores, foi uma amostra de como será a futura Feira Permanente de Artesanato, Cultura e Gastronomia que deve começar a partir de março. O espaço é um dos 33 para os quais a prefeitura abriu licitação nas nove regionais, totalizando 2.402 vagas, com inscrições abertas até 21 de janeiro.  Regras e informações podem ser o conferidas no site da administração municipal.

O publicitário Márcio Honório, um dos organizados das feiras provisórias no Santa Tereza, conta que as vendas dos dias 7, 14 e 21 de dezembro superaram as expectativas dos expositores. Segundo ele, haverá um intervalo nos domingos dias 28 de dezembro e 4 de janeiro para não se caracterizar uma feira permanente, mesmo porque muita gente estará viajando para as festas de fim de ano, segundo ele. As novas feiras devem acontecer nos dias 11, 18 e 25 de janeiro.

A Regional Leste informou que o pedido de prorrogação da feira foi feito e que aguarda os documentos para análise. Os últimos detalhes seriam acertados em uma reunião prevista para as 18h30 de ontem no Clube Oásis, no Santa Tereza. “Depois da abertura da licitação para a feira permanente, muitos feirantes se interessaram em participar. A gente vai pular o último domingo de dezembro e o primeiro de janeiro e a feira vai continuar por mais três domingos”, disse Márcio.

Foram 80 pedidos de pessoas interessadas em trabalhar nas últimas feiras. Não houve vendas de comidas, como churrasquinho, e nem de bebidas. Para as feiras permanentes, os feirantes vão participar de cursos de manipulação de alimentos e serão fiscalizados pela Vigilância Sanitária. Banheiros químicos também serão instalados.

Domingo passado, uma confraternização de freguentadores de um bar na Praça Duque de Caxias, com música ao vivo, animou ainda mais a feira. Nas edições anteriores, a praça também foi movimentada por uma feira de livros, com leitura de histórias para crianças.

A artista plástica Liana Miranda mora em Santa Tereza e expôs pesos para escorar porta, porta-guardanapos e enfeites que ela produz. “Também pinto quadros e estou muito animada com a feira permanente”, disse Liana. A artesã Maria das Graças Fonseca faz pano de prato, tapetes, toalhas de banho e de mesa bordadas. “Sou assalariada e completo minha renda com o que faço. Tenho barraca na feira da Avenida Bernardo Monteiro e espero que a do Santa Tereza seja mais bem divulgada”, disse Maria das Graças.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)