(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Zoológico de Belo Horizonte comemora nascimento de aves

Filhotes nasceram entre março e outubro. Eles pertencem a espécies brasileiras, europeias e asiáticas. Algumas estão em risco de extinção


postado em 18/12/2014 08:07 / atualizado em 18/12/2014 07:12

Ver galeria . 8 Fotos Tadorna-ferrugem: são aves exóticas encontradas na Ásia que se reproduzem muito bem na Fundação Zoo-Botânica de BH. Em outubro foi registrado o nascimento de três filhotesSuziane Fonseca/FZB-BH
Tadorna-ferrugem: são aves exóticas encontradas na Ásia que se reproduzem muito bem na Fundação Zoo-Botânica de BH. Em outubro foi registrado o nascimento de três filhotes (foto: Suziane Fonseca/FZB-BH )


A Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB-BH) está comemorando a chegada de novos filhotes ao Jardim Zoológico, na Pampulha. Até o momento, foram registrados nascimentos de 13 aves em risco de extinção.

Conforme a instituição, a primavera e o verão são são momentos ideais para a reprodução das aves porque existe uma oferta maior de flores, frutos, insetos e sementes, que são a base alimentar desses animais na natureza. Assim, nesse período o zoo apresenta um aumento na reprodução de diversas espécies de aves, entre brasileiras e exóticas.

Das 13 pequenas aves, três são filhotes de tadorna-ferrugem (Tadorna ferrugínea), três de ararinha-maracanã (Propyrrhura maracana), três de grou-coroado (Balearica pavonina), um de curicaca (Theristicus caudatus), um de cisne-branco (Cygnus olor) e um de ararajuba (Guaruba guarouba). O destaque ficou por conta da reprodução dessas duas últimas espécies, que estão na lista de animais em risco de extinção.

Conforme a bióloga e chefe de seção das aves da Fundação Zoo-Botânica, Ângela Faggioli, o papel fundamental dos jardins zoológicos é a manutenção adequada dos animais em cativeiro e sua reprodução. “Esses nascimentos são importantes, pois essa é nossa forma de contribuir para a conservação de espécies que estão ameaçadas de extinção”, afirma.

“Os esforços da Fundação Zoo-Botânica estão sempre voltados para a educação ambiental e para a preservação das espécies da fauna e da flora. Nesse sentido, a reprodução das aves sinaliza que estamos no caminho certo”, destaca o presidente da FZB-BH, Jorge Espeschit.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)