(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Detentos usam serra para fugir de cadeia no Noroeste de MG

Dois dos três fugitivos ainda estão soltos. Agente penitenciário denuncia falta de profissionais no local e superlotação carcerária


postado em 13/12/2014 14:50 / atualizado em 13/12/2014 14:58

A Polícia Militar ainda procura pelos dois presidiários que fugiram na noite desta sexta-feira da cadeia pública de Vazante, no Noroeste do estado. Com a ajuda de uma serra, três detentos conseguiram cortar as grades de uma das celas e escapar. Somente um deles foi apreendido à tempo por um policial civil que estava de plantão na cadeia.

Jucemario dos Santos Cardoso, de 36 anos, e Tadeu Henrique Monteiro dos Santos, de 24, ainda estão sendo procurados. O primeiro cumpria pena por tráfico de drogas. Já o segundo foi preso ao tentar jogar drogas na cadeia. O terceiro detento, Geraldo Antônio Moreira, de 20, cumpre pena por homicídio, tráfico e roubo.

A movimentação dos presidiários foi vista pelo policial civil por meio do sistema de vigilância quando eles já estavam perto de deixar o local. O agente deu a volta na cadeia e conseguiu alcançar Geraldo quando ele já estava na rua.

De acordo com um agente, que pediu para não ser identificado, a cadeia comporta 34 pessoas, mas recebe, no momento, 50 detentos. Os presos são divididos em sete das oito celas existentes e vigiados por um agente penitenciário por turno. Outros três policiais civis também trabalham no local durante o dia, mas somente um pela noite. “A gente trabalha sob pressão. É muito arriscado ficar assim. Tememos pela nossa segurança e a dos detentos”, reclama.

Minas Gerais tem, atualmente, a segunda maior população carcerária do país com 20.370 presos em regime fechado, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça. O número não inclui outros 26 mil detentos provisórios, que compartilham o mesmo espaço que os demais. No total, o estado tem 59.849 presos, quantia bem superior às quase 38 mil vagas, o que gera um déficit de cerca de 22 mil.

A reportagem entrou em contato com a Polícia Civil que confirmou a fuga dos presos. O delegado responsável pelo caso irá investigar como os detentos conseguiram a serra. Sobre a carência de agentes penitenciários, a Polícia Civil afirma que irá avliar junto com a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) a possibilidade de aumentar o número de profissionais na cadeia pública de Vazante.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)