(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Detentos de MG conquistam medalha de ouro em Olimpíada Internacional de Matemática

Presidiários concorreram com mais de 30 mil estudantes de escolas públicas e privadas de todo o país. Franz Zappa Oliveira Araujo e Valdir Lopes Nunes conquistaram o primeiro lugar no torneio nas categorias disputadas. Outros três detentos ganharam medalhas de prata


postado em 12/12/2014 17:15

O vencedor Frank Zappa posa ao lado da diretora da escola, Lila Martins da Silva e do diretor da penitenciária, Adão dos Anjos(foto: Elzira Alves)
O vencedor Frank Zappa posa ao lado da diretora da escola, Lila Martins da Silva e do diretor da penitenciária, Adão dos Anjos (foto: Elzira Alves)

Dois detentos da Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, em Ipaba, no Vale do Rio Doce, receberam, nesta sexta-feira, a medalha de ouro pelo desempenho na Olimpíada Internacional de Matemática, promovida pela entidade francesa Association Mathématiques Sans Frontières e organizada no Brasil pela Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento (Rede POC). Outros três presidiários ganharam medalhas de prata no campeonato.

A Olimpíada é promovida pela entidade cultural e científica francesa com o objetivo de despertar o interesse pela matemática, por atitudes participativas e trabalho em equipe. Esta é a primeira vez que a escola estadual instalada dentro do presídio participa do campeonato.

“Tenho o hábito de navegar na internet para descobrir atividades e novos conteúdos para os alunos. Desta forma, acabei conhecendo a olimpíada”, conta a diretora Lila Martins da Silva. Ela relata que o coordenador do evento ficou surpreso com o fato da escola funcionar dentro de uma unidade prisional. Ele não havia recebido ainda, nenhum pedido de inscrição desta categoria de instituição de ensino.

“A mente embaralhou, esta prova foi um verdadeiro quebra-cabeça”, disse Frank Zappa Oliveira Araujo, de 25 anos, um dos vencedores. O preso revelou ser apaixonado por matemática, apesar de ter uma grande queda por história. Este ano ele se forma na 5ª série e pretende continuar estudando. “Meus colegas me chamam de crânio. Sempre que pedem ajuda, faço o melhor possível”, conta.

O outro detento que ganhou a medalha de ouro foi Valdir Lopes Nunes. Patrik Junio da Silva, Marcos de Andrade Silva e Weverton Silva Pinho ganharam medalhas de prata.

Sobre a olimpíada

No Brasil, a olimpíada é organizada pela Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento (Rede POC), programa mantido pelo Instituto de Olimpíadas do Conhecimento. O evento tem o apoio do Conselho Nacional de Secretários da Educação, da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Metodista de São Paulo, do Consulado Geral da França em São Paulo e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária da Fundação Itaú Social (Cenpec).

Este ano, em sua quarta edição no Brasil participaram mais de 1.400 classes de 150 escolas de 16 estados (AL, CE, GO, MA, MG, MS, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RS, SP, SC), além do Distrito Federal, totalizando mais de 30 mil estudantes de escolas públicas e privadas do quarto ano do Ensino Fundamental à terceira série do Ensino Médio.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)