(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Fechamento parcial do viaduto deve causar problemas no trânsito em Contagem

Pedaços soltos de concreto na parte de baixo da obra podem cair e atingir pedestres e veículos


postado em 09/12/2014 06:00 / atualizado em 09/12/2014 08:59

Obra foi concluída e inaugurada em junho de 2013 e integra o projeto de requalificação urbana do Ribeirão Arrudas(foto: Juarez Rodrigues/EM/DA Press)
Obra foi concluída e inaugurada em junho de 2013 e integra o projeto de requalificação urbana do Ribeirão Arrudas (foto: Juarez Rodrigues/EM/DA Press)


Cerca de 30 mil motoristas devem sentir hoje, após o feriado prolongado de Imaculada Conceição, os efeitos da interdição parcial do Viaduto Domingos Costa, que faz a ligação de Contagem, na Grande BH, com a capital mineira. O pontilhão, liberado ao tráfego há um ano e meio, liga as avenidas Tereza Cristina e General David Sarnoff, entre os bairros Vila São Paulo, das Indústrias e Cidade Industrial, e faz parte de obras do governo do estado de requalificação urbana do Ribeirão Arrudas. As duas pistas do elevado em direção à Tereza Cristina foram interditadas pela Defesa Civil de Contagem por conta de danos em partes da estrutura. Apesar de Eduardo Gomes Moreira, coordenador da Defesa Civil, descartar a possibilidade de colapso do viaduto, trincas em algumas partes criam o risco de pedaços de concreto se soltarem e atingir a cabeça de pedestres ou o teto dos veículos que transitam sob o elevado. As pistas que seguem em direção à General David Sarnoff estão liberadas.


Segundo Eduardo, o órgão municipal de defesa foi alertado no sábado pelo Corpo de Bombeiros depois do comunicado de um transeunte. “Nós percebemos que nove vigotas, que são pequenas vigas que ligam as principais, estão quebradas ou trincadas. Não sabemos se esses danos ocorreram na época de construção do viaduto ou se isso é uma coisa recente”, afirma Moreira. Inicialmente, foi solicitado à Transcon, empresa que gerencia o trânsito de Contagem, a interdição parcial no sentido Tereza Cristina e também sob o viaduto, mas como as duas faixas em direção ao Centro de BH foram bloqueadas, não houve necessidade de fechamento do tráfego embaixo. “Como não há trepidação pelo trânsito em cima, o fluxo foi liberado na parte da Avenida David Sarnoff que passa sob o pontilhão. No sábado, os carros chegaram a ser impedidos de passar por baixo, mas agora está liberado”, afirma o coordenador da Defesa Civil.

Trânsito embaixo do viaduto e no sentido da Avenida David Sarnoff está liberado(foto: Juarez Rodrigues/EM/DA Press)
Trânsito embaixo do viaduto e no sentido da Avenida David Sarnoff está liberado (foto: Juarez Rodrigues/EM/DA Press)
Para os motoristas, o fechamento foi uma surpresa. “Fiquei muito assustada. Passo aqui todo dia e amanhã (hoje) será bem pior por conta do trânsito. Terei que ir até a Amazonas para voltar para a Tereza Cristina”, reclama a empresária Fernanda Monteiro, de 33 anos. O motorista Vanderson de Oliveira, de 32, não gostou de ver as faixas bloqueando a passagem por cima do viaduto. “Estranhei demais. Afinal, sempre passei por aqui”, diz ele. O serralheiro Marco Simão, de 44, não se preocupou em seguir por cima da estrutura interditada com sua motocicleta. “Passo aqui todo dia, não é possível que vai ter problema agora. Se vocês estão aí em cima, minha moto não vai causar nenhum problema”, disse antes de acelerar e ignorar a placa de sentido proibido.

Enquanto o elevado estiver interditado, quem passar pela David Sarnoff deve usar a pista lateral ao viaduto e manter a esquerda, para continuar na própria avenida até a rotatória com a Avenida Amazonas. Dali em diante basta virar à direita na Amazonas e entrar à direita novamente na Presidente Castelo Branco, antes de encontrar a Tereza Cristina e seguir o caminho normal. Hoje, representantes da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Obras de Contagem vão informar à Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas o ocorrido, para que sejam tomadas as providências cabíveis. Ontem, Moreira disse que não conseguiu localizar o servidor público do estado responsável pela obra, que engloba outras intervenções na região. 

Todo o complexo de ligação da Avenida Tereza Cristina entre o trecho do Barreiro e a parte que fica nos limites de BH e Contagem, na Vila São Paulo, foi batizado de Requalificação Urbana e Ambiental do Ribeirão Arrudas. As intervenções incluíram saneamento, canalização e contenção do curso d’água e a remoção de 1.025 famílias que viviam em áreas de risco, com reassentamento de 608 em apartamentos construídos pelo governo estadual na mesma região. O sistema viário foi remodelado, com a construção de quatro pontes, dois viadutos, uma trincheira, um viaduto ferroviário e a implantação de 2,7 quilômetros da Avenida Tereza Cristina. Todas as obras somaram R$ 258 milhões, por meio de convênio entre os governos federal, estadual e municipal de BH e de Contagem. O viaduto foi inaugurado em junho de 2013.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)