(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Vereadores entram na Justiça para ter acesso aos reservatórios da Copasa


postado em 02/12/2014 20:55 / atualizado em 02/12/2014 22:55

Vereadores entraram com pedido nesta terça-feira(foto: Facebook/Reprodução)
Vereadores entraram com pedido nesta terça-feira (foto: Facebook/Reprodução)

Os vereadores Leo Burguês (PSDB), Leonardo Mattos (PV) e Adriano Ventura (PT) ajuizaram nesta terça-feira no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) um pedido para ter acesso aos reservatórios da Copasa na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Segundo os parlamentares, a Câmara Municipal tem recebido reclamações por causa de cortes frequentes no abastecimento de água desde o mês passado, quando foi criada uma comissão legislativa para apurar possíveis problemas no abastecimento da capital mineira. Moradores dos bairros Buritis, Venda Nova e Barreiro relatam cortes de águas semanais nos últimos dois meses.

“Tivemos uma reunião no início do mês passado e marcamos uma visita para ver o que está acontecendo nos nossos reservatório. A versão da Copasa e a versão dos especialistas são muito diferentes e precisamos saber o que está acontecendo. Eles marcaram a visita para amanhã (quarta-feira), mas há dois dias desmarcaram, dificultando nosso acesso à informação”, explicou o vereador Leo Burguês. Segundo ele, a intenção do pedido é para evitar novos adiamentos por parte da Copasa. “Não queremos que a população seja pega de surpresa. Queremos levar os especialistas aos reservatórios para termos uma informação precisa sobre o que está acontecendo com o abastecimento nesses bairros”, afirma Burguês.

Em nota, a Copasa informou que ainda não foi notificada sobre a ação. Também reiterou que na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) a produção de água está normal. Segunda a Companhia, a distribuição de água é feita pela integração de vários sistemas de produção de água, entre eles os das bacias do Velhas e do Paraopeba, que juntos respondem por aproximadamente 90% do abastecimento da metropolitana. A vazão do Rio das Velhas está recuperada após o período chuvoso garantindo a produção máxima do sistema.

Nas barragens do sistema Paraopeba (Rio Manso, Serra Azul e Várzea das Flores), conforme a Copasa, o volume das águas vem recuperando e está dentro do esperado para o período com as chuvas dos últimos dias.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)