(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Lançado livro que conta conta a história de Minas Gerais por meio do ouro

Ouro de Minas - 300 anos de história, fruto de série de reportagens do EM, traz à luz a trajetória do metal precioso extraído no estado e levado para palácios europeus


postado em 28/11/2014 06:00 / atualizado em 28/11/2014 08:28

Agostinho Tibério Marques, gerente-geral de finanças da Anglo Gold Ashanti; Catiara Oliveira Mello Afonso, superintendente do Ministério da Cultura; e o diretor-geral do EM, Edison Zenóbio, no lançamento do livro, no Palácio das Artes. Obra é uma contribuição à cultura mineira(foto: Fotos: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
Agostinho Tibério Marques, gerente-geral de finanças da Anglo Gold Ashanti; Catiara Oliveira Mello Afonso, superintendente do Ministério da Cultura; e o diretor-geral do EM, Edison Zenóbio, no lançamento do livro, no Palácio das Artes. Obra é uma contribuição à cultura mineira (foto: Fotos: Marcos Vieira/EM/D.A Press)

A história mineira contada por meio de seu mais precioso metal, o ouro. Essa é a proposta do livro Ouro de Minas – 300 anos de história, lançado ontem à noite na livraria do Palácio das Artes, no Centro de Belo Horizonte. A publicação é fruto de série especial de reportagens do Estado de Minas, publicada em 2005, sobre o destino da riqueza extraída no estado durante o Ciclo do Ouro.

O diretor-geral do EM, Édison Zenóbio, falou da importância da obra para a cultura mineira. “O livro, em si, retrata a nossa cultura, a nossa história. O primeiro episódio foca a Inconfidência Mineira. E tem alguma coisa mais rica que a Inconfidência Mineira para a história de Minas?” Zenóbio considerou ainda que é uma publicação para fazer parte do acervo de toda as bibliotecas do estado. “Essa iniciativa demonstra a preocupação que o Estado de Minas tem com a cultura do estado. E a gente sente que, cada vez mais, trazemos os valores de nossa cultura para nosso povo”.

Ouro de Minas – 300 anos de história foi produzido pela Lucca Comunicação e Cultura, editado pela Empresa das Artes e patrocinado pela AngloGold Ashanti e Ministério da Cultura. Durante o Ciclo do Ouro, cerca de 1 mil toneladas do metal foi extraída de Minas. Parte foi transformada em joias, moedas, barras e obras sacras, hoje guardadas em museus, igrejas e cofres portugueses. A obra teve coordenação geral de Silvana Terenzi Neuenschwander, fotografias de Alex Salim e textos de Júnia Carvalho.

O gerente-geral de finanças da AngloGold Ashanti, Agostinho Tibério da Costa Marques, destacou a parceria do grupo na publicação. “Para nós da AngloGold Ashanti é uma honra participar dessa iniciativa junto com o jornal Estado de Minas, com patrocínio do Ministério da Cultura. Enfim, a história de nossa empresa começa nos idos de 1834. E ela faz parte, então, dessa história do ouro, que está sendo contada neste livro, e que é tão relevante para o estado e para o próprio país. É uma publicação tão importante que vem, no fundo, exaltar a cultura e memória das pessoas de Minas.”

(foto: Fotos: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
(foto: Fotos: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
Boa parte do material das reportagens e uma pesquisa recente sobre a importância do ouro para as economias de Minas, do Brasil e da Europa no período colonial estão reunidos na obra. A publicação mostra que, no século 18, o ouro brasileiro financiou a arquitetura portuguesa. Os palácios de Mafra, com 880 salas e 45 mil portas e janelas, e o de Queluz, com 16 magníficos salões. Em Londres, foram localizadas moedas cunhadas em 1726, em Ouro Preto, vestígios da riqueza que ajudou a financiar a Revolução Industrial.

O livro explica os destinos do ouro pelo mundo, detalhando as trilhas que ele percorreu carregado por escravos, mulas e carros de boi e navios, das montanhas para o além-mar. Os autores convidam o leitor a redescobrir esses caminhos e a mergulhar no período histórico tão importante para a formação da cultura brasileira. A obra chama a atenção para a complexa relação senhores-escravos no Sudeste e, especialmente, em Minas Gerais.

Destaca também o papel fundamental do ouro na urbanização brasileira. A busca do valioso metal impulsionou a criação das primeiras vilas mineiras – Ouro Preto, Mariana, Sabará e São João del-Rei – e despertou vocações na indústria, tanto na siderurgia quanto na tecelagem, por exemplo. O Ciclo do Ouro também estimulou a música e a arquitetura coloniais em Minas, marcos da cultura brasileira. Com texto acessível aos jovens, o livro estimula novas e futuras gerações a conhecer a história do país.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)