(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

BHTrans diz que fará ajustes para melhorar circulação no Viaduto Montese

Trânsito no viaduto foi liberado nessa quinta-feira, mas sinalização temporária confundiu motoristas e obras aumentaram transtornos. Pedestres também reclamaram


postado em 28/11/2014 06:00 / atualizado em 28/11/2014 08:28

Interditado desde fevereiro devido a deslocamento na estrutura de 27cm, viaduto foi reaberto ontem(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Interditado desde fevereiro devido a deslocamento na estrutura de 27cm, viaduto foi reaberto ontem (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)

No primeiro dia de trânsito liberado no Viaduto Montese, elevado que faz a ligação dos bairros Santa Branca e Itapoã, na Região da Pampulha, o tom foi de desordem. Motoristas encontraram muitas dificuldades para entender a nova configuração do tráfego nos arredores do pontilhão, já que também houve mudança de circulação no Viaduto Monte Castelo para viabilizar a operação viária. As obras do entorno que ainda não foram concluídas também deixaram a situação mais complicada. Pedestres reclamaram da dificuldade de atravessar a Rua Montese do lado do Bairro Itapoã, a sinalização temporária ainda confunde os condutores e o conflito entre o trânsito das ruas São Sebastião do Paraíso e Montese causou muitas buzinas e freadas para evitar batidas. Agentes da BHTrans distribuíram panfletos informativos com a nova circulação, mas isso não foi suficiente para evitar os transtornos.

O viaduto ficou interditado desde fevereiro, quando foi detectado um deslocamento lateral na estrutura de 27 centímetros. Antes da inauguração, a estrutura teve que passar por um teste de carga para atestar as condições. Ontem, já com fluxo livre, a maior dificuldade observada foi um conflito entre os carros que saem de dois locais diferentes e chegam à Rua Montese. Aqueles que estão no Bairro Santa Branca e usam o elevado encontram os que vêm da Rua São Sebastião do Paraíso. A falta de um sistema de preferências no local gerou buzinas, freadas e reclamações de condutores. Ao chegar nesse ponto, a motorista de uma van escolar reclamou ao ver a reportagem. “Que confusão”, disse antes de seguir o caminho.

Como alguns carros estavam estacionados do lado direito da Rua Montese, os motoristas que vinham da São Sebastião do Paraíso eram obrigados a jogar o carro para a esquerda, local de passagem daqueles que usam o viaduto. “E o problema é que quem sai do elevado normalmente vem com uma velocidade maior”, aponta o veterinário Hugo Saurino, de 37 anos. Para viabilizar o trânsito no local também foi necessário abrir uma parte da Montese, mas a via ainda não foi pavimentada. “Sem dúvida melhorou para o trânsito, porque desafoga o viaduto da Rua Monte Castelo. Mas será que não era melhor fazer todos os ajustes antes de abrir? Está tudo muito confuso”, diz a cabeleireira Gil Matos, de 42.

A professora Conceição Javidan, de 58, reclamou da dificuldade de atravessar a Rua Montese com a inauguração do pontilhão e precisou da ajuda de um agente da BHTrans para fazer a travessia em segurança. “Tenho muito medo de carro e aqui, por ser uma saída de viaduto, eles vêm em alta velocidade. Está muito perigoso”, afirma. Para o consultor imobiliário Júnior Chagas, de 41, a BHTrans abriu o tráfego para obter um alívio na circulação. “Faltam ajustes muito importantes para funcionar bem”, diz ele. É a mesma opinião do supervisor de vendas Marcelo Lima. “Essa situação toda de obras está arrebentando o Bairro Itapoã. Eles devem ter pensado que está muito ruim, então resolveram liberar para ver se surte efeito na circulação. Mas o certo era organizar principalmente a Rua Montese antes de abrir”, afirma.

Ajustes Em nota, a BHTrans afirma que em um primeiro momento as mudanças causam estranheza nos usuários e para minimizar o impacto foram distribuídos 15 mil folhetos nos bairros Santa Branca e Itapoã. A empresa diz que ainda está fazendo ajustes na Rua Montese, como a proibição de estacionamento em virtude das obras que ainda estão ocorrendo na região. Os agentes da BHTrans estão monitorando o local até que as intervenções sejam concluídas e a circulação normalizada. Sobre a travessia de pedestres na saída do Viaduto Montese, assim que as obras forem concluídas a BHTrans vai implantar uma faixa de pedestres no local. Antes, é necessário que a rua seja recapeada. A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura prevê a conclusão dos trabalhos até 31 de dezembro. Enquanto isso, a BHTrans orienta os motoristas a reduzirem a velocidade e dar a preferência aos transeuntes nos locais de travessia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)