(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Canalização de gás deve complicar trânsito na Região Centro-Sul durante as férias

Nessa quarta-feira a Gasmig iniciou os trabalhos na Rua Patagônia. Intervenções acontecerão ainda nas principais avenidas da região


postado em 20/11/2014 06:00 / atualizado em 20/11/2014 07:08

Canalização de gás na Patagônia começou ontem e, em janeiro, deve chegar ao Funcionários e outros três pontos(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Canalização de gás na Patagônia começou ontem e, em janeiro, deve chegar ao Funcionários e outros três pontos (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)

Em 2015, as obras da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) chegam em peso ao Bairro Funcionários, na Região Centro Sul de Belo Horizonte. Avenidas como Afonso Pena, Getúlio Vargas, Brasil e do Contorno já estão na previsão das equipes de engenharia a partir de janeiro. Segundo a Gasmig, a empresa conta com alvará da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) para tocar as intervenções em 20 quilômetros do bairro. Além disso, três pontos nevrálgicos com impacto significativo para o trânsito de veículos também serão alvo das obras a partir de janeiro. O cruzamento das avenidas Mário Werneck e Barão Homem de Melo, na entrada do Buritis (Oeste), a Avenida Uruguai nas imediações das ruas Grão Mogol e Califórnia, no Sion (Centro-Sul), e a Rua Haiti, também no Sion.

Nessa quarta-feira, a Gasmig iniciou os trabalhos em 200 metros da Rua Patagônia, que é continuação da Haiti. Como o trecho atual é mais largo, as restrições com cones conseguiram garantir uma faixa em cada sentido de circulação, sem prejudicar a fluidez do tráfego. No pico da manhã, o trânsito observado na Avenida Nossa Senhora do Carmo foi o normal de todos os dias para o horário. Na Avenida Presidente Eurico Dutra, opção para quem passa por dentro do Belvedere (Centro-Sul), o trânsito esteve tranquilo.

Quem estiver descendo a Nossa Senhora do Carmo deve seguir direto até a Uruguai e continuar até a Bandeirantes caso o destino seja o Bairro Mangabeiras e adjacências. Se o objetivo for a Praça Deputado Renato Azeredo, também conhecida como Praça Alaska, ou suas imediações, o melhor é descer a Nossa Senhora do Carmo até a Uruguai e pegar as ruas Chicago e República Argentina antes de chegar na praça (veja mapa). Na volta a sugestão é a mesma, sendo que não há uma sugestão específica para chegar de volta até a Nossa Senhora do Carmo.

Apesar de ter o alvará da PBH, o gerente de Expansão da Gasmig, Eduardo Luiz Batista, explica que, na prática, quem dita as regras do regime de trabalho é a BHTrans. “Eles nos dizem como podemos trabalhar. No caso da Patagônia, inicialmente só foram liberados 200 metros”, afirma Batista. A Gasmig ainda está se planejando para saber como vai agir no Funcionários. Além de avenidas de grande importância para a cidade, como Afonso Pena, Brasil, do Contorno e Getúlio Vargas, outras 18 ruas também estão na lista de intervenções para viabilizar o encanamento de gás residencial.

Três pontos fora do Funcionários também estão previstos para receberem obras em janeiro do ano que vem. A Rua Haiti, funil natural do Bairro Sion, é uma preocupação para o tráfego, já que não tem largura suficiente para manter o trânsito normal em caso de interdição parcial. Qualquer problema na Haiti reflete tanto no Belvedere quanto na Nossa Senhora do Carmo. Esse trecho é importante para que a Gasmig consiga ligar o gás entre o Sion e o Belvedere. Já a rotatória da Barão Homem de Melo com a Mário Werneck, na entrada do Buritis, é imprescindível para a Gasmig juntar o bairro ao Belvedere dentro da rede de gás. Porém, problemas nesse ponto geram engarrafamentos que se estendem por toda a Raja Gabaglia até o BH Shopping, invadindo até o Belvedere e a BR-356.

PLANEJAMENTO
No mapa da Gasmig, o ponto marcado pela Avenida Uruguai entre as ruas Califórnia e Grão Mogol é o terceiro já com alvará da PBH que pode causar um impacto significativo ao tráfego. Nesses três locais, as obras serão no modelo de vala aberta para receber a tubulação, o que demanda interdições maiores.

Em nota, a BHTrans informou que o planejamento das operações de trânsito para as obras da Gasmig, avalia o projeto de intervenções, desvios e faz os ajustes necessários e, em conjunto, estabelece o momento apropriado para a execução. “Todo esse trabalho entre BHTtrans e Gasmig tem o objetivo de minimizar ao máximo o impacto dessas obras para a população, diz o texto. Segundo o órgão, algumas intervenções deverão ser programadas para janeiro, período de férias.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)