(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Sawidi é o nome escolhido para o 1º filhote de gorila nascido em cativeiro na América do Sul

Nascido em 5 de agosto deste ano no Jardim Zoológico da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB-BH), Sawidi é filho dos gorilas Leon e Lou Lou


postado em 01/11/2014 08:29 / atualizado em 01/11/2014 08:48

(foto: Isabel Baldoni/PBH )
(foto: Isabel Baldoni/PBH )

Depois de 20 dias de expectativa, saiu o resultado da eleição para a escolha do nome do primeiro filhote de gorila nascido em cativeiro na América do Sul. Foram contabilizados 22.440 votos válidos e com 9.935 votos (44,3%), o nome escolhido foi Sawidi, que na língua tupi-guarani significa “é amado, é querido é desejado”. Em segundo lugar, ficou Piatã, com 6.768 (30,1%), e por último Ipy, com 5.737 (25,6%). A votação pública foi realizada exclusivamente pela internet de 10 a 30 de outubro.

Nascido dia 5 de agosto deste ano, no Jardim Zoológico da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (FZB-BH), Sawidi é filho dos gorilas Leon e Lou Lou, que chegaram ao zoo da capital mineira em setembro de 2013, vindos, respectivamente, dos zoológicos Loro Parque, em Tenerife (na Espanha), e da Fundação Aspinall (Inglaterra).

Os dois vieram se juntar à Imbi para formar o primeiro grupo reprodutivo da espécie Gorilla gorilla na América do Sul. Além de Sawidi, o outro filhote (de Leon e Imbi) também terá o nome escolhido por meio de votação. Por enquanto o sexo do segundo gorilinha ainda não é conhecido, mas assim que for confirmado, os internautas poderão participar da nova eleição.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)