(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PBH desapropria terreno no Bairro das Indústrias para obra do "piscinão"

O objetivo da obra é reservar o volume do Rio Arrudas em dias de chuva para evitar transbordamento e enchentes


postado em 24/10/2014 07:59 / atualizado em 24/10/2014 08:34

A Prefeitura de Belo Horizonte determinou a desapropriação de quatro terrenos na Região do Barreiro para construção do piscinão do Bairro das Indústrias. A bacia de contenção, na divisa de BH e Contagem, terá capacidade de 120 milhões de litros de água, equivalente à da Barragem Santa Lúcia. O objetivo da obra é armazenar o volume do Rio Arrudas em dias de chuva para evitar transbordamento e enchentes. A bacia do Barreiro está orçada em R$ 328 milhões, juntamente com o piscinão do Bairro Carlos Prates. Desse valor, R$ 23 milhões são da PBH.

Está publicado no Diário Oficial do Município que “ficam declarados de utilidade pública, para fins de desapropriação, a se efetivar mediante acordo ou judicialmente, os imóveis abaixo indicados, assim como suas edificações e demais benfeitorias, se houver, situados na quadra 132, Bairro das Indústrias. (...) As desapropriações de que trata o art. 1º deste Decreto destinam-se a permitir ao Executivo a implantação da Bacia do Bairro das Indústrias (...) Fica a unidade jurídico-administrativa pertinente autorizada a alegar em juízo a urgência da desapropriação”.

As áreas que constam no decreto são de propriedade presumível de uma siderúrgica da região e ficam às margens do rio. A expectativa é de que construção a bacia esteja em andamento em 2016. No terreno será construída uma galeria subterrânea para receber a água que extravasaria do leito do ribeirão. Esse excedente irá direto para a bacia de retenção.

Tanto a obra do Bairro das Indústrias quanto a bacia do Calafate foram propostas pela administração municipal em 2011 e foram incluída no Plano Diretor da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Arrudas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)