(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ipê branco floresce no alto da Avenida Afonso Pena e vira atração


postado em 24/10/2014 06:00 / atualizado em 24/10/2014 07:28

Landercy Hemerson

A variedade, rara nos espaços de BH, tem flores de curta duração (foto: Sidney Lopes/EM/D.A Press. Brasil)
A variedade, rara nos espaços de BH, tem flores de curta duração (foto: Sidney Lopes/EM/D.A Press. Brasil)

A natureza está proporcionando uma cena incomum no alto da Avenida Afonso, Região Centro-Sul de BH. Um ipê-branco floresceu, próximo à Rua Cobre, e se tornou atração entre as outras árvores, incluindo uma frondosa buganvília em tom rosa. A engenheira agrônoma Eleonora Barbosa, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, disse que o período de floração do ipê-branco é curto, dura de 10 a 15 dias, ao contrário de outras variedades da espécie: o amarelo, o rosa e o roxo. “Quem quiser ver este espetáculo natural não pode demorar”, alerta.

A maioria das pessoas que passam pela Afonso Pena, na altura do número 3.679, não consegue ficar indiferente à beleza do ipê-branco, de três metros, cuja flores parecem bolas de algodão. Muitos fazem fotos. Eleonora explica que está em fase final o projeto BH Verde, que prevê, no período de três anos, o plantio de 56 mil árvores. “O plantio de árvores, entre as quais os ipês, deve considerar o local entre outras características propensas para o desenvolvimento da espécie. Por isso, na capital, a atividade é realizada sob autorização da prefeitura.”

Os ipês florescem, normalmente, entre julho e setembro, antes das chuvas, justamente devido à falta de água no solo. O amarelo é o que mais chama a atenção, pois sua tonalidade se destaca entre o verde e o cinza da cidade. As árvores não têm apenas a função de dar mais cor e vida à paisagem, também ajudam melhorar a umidade do ar.

Em Minas, a Lei Estadual nº 20.308 de 27/07/2012 (que altera a Lei n°9.743 de 15/12/88) declara de interesse comum, de preservação permanente e imune de corte o ipê-amarelo e pau-darco-amarelo, pertencentes aos gêneros Tabebuia e Tecoma. É considerado árvore-símbolo do país, embora o pau-brasil seja decretado Árvore Nacional pela Lei 6.607, de 7 de Dezembro de 1978.

O ipê-branco é uma decídua, de floração exuberante, nativa do cerrado e do pantanal brasileiros. Ele apresenta tronco reto, com cerca de 40 a 50 centímetros de diâmetro, e casca fissurada. Tem porte de pequeno a médio e chega de sete a 16 metros de altura quando adulto. A copa é piramidal, com folhas compostas, trifoliadas e de cor verde-azulada. A floração ocorre no final do inverno ou no início primavera, entre os meses de agosto e outubro, enquanto a árvore está completamente despida de folhas. A flor tem forma de trompete e pode ser também levemente rosadas. Os frutos são cápsulas bivalvas deiscentes, semelhantes a vagens, e contêm numerosas sementes membranáceas, pequenas, esbranquiçadas e aladas.

O ipê-branco é uma árvore de grande valor ornamental, que valoriza projetos paisagísticos tanto pelo florescimento vistoso, quanto pela forma elegante e copa azulada. Produz sombra no verão e permite maior passagem da luz e do calor do sol no inverno. A cidade está mais a primavera, que se começou em 22 de setembro e termina em dezembro

CONTAGEM A Fundação Municipal de Parques e Áreas Verdes (Conparq) de Contagem, na Grande BH, fez no mês passado o plantio de 46 ipês, entre eles o amarelo, o rosa e o branco, na praça entre as avenidas Coronel Jove Soares Nogueira e Alvarenga Peixoto (na entrada do Bairro Amazonas) e no Parque São Mateus (Bairro São Mateus).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)