(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Projeto Casa Segura dá kit idoso para melhorar acessibilidade em casas de BH

O benefício contempla pessoas idosas de baixa renda com a adaptação dos banheiros de suas residências


postado em 23/10/2014 07:37 / atualizado em 23/10/2014 07:53

(foto: Aline Miranda/Divulgação PBH)
(foto: Aline Miranda/Divulgação PBH)
Maior acessibilidade e prevenção de acidentes é a proposta do programa Casa Segura – Kit Idoso, que contempla pessoas idosas de baixa renda com a adaptação dos banheiros de suas residências. Desde o início da execução das obras, em 2013, foram implantados na cidade 115 banheiros adaptados. Neste ano, está prevista a instalação de outros 176, dos quais 37 estão em andamento na Região Centro-Sul de BH, beneficiando moradores dos aglomerados da Serra e Santa Lúcia.

A ação é da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Direitos de Cidadania (SMADC) e da Coordenadoria de Direitos da Pessoa Idosa (CDPI), e realizada pela Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel). O kit banheiro é constituído por elementos que atendem as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e possibilitam condições de acessibilidade ao idoso.

Os itens fundamentais são as barras de segurança, a maçaneta tipo alavanca, o sensor de presença, o piso antiderrapante, o assento para box e a elevação do vaso sanitário. São executadas as obras necessárias para a instalação do mobiliário e também dos itens opcionais, como janela basculante, saboneteira e papeleira de porcelana. O projeto é resultado de discussões sobre as demandas relacionadas aos casos de idosos em situação de risco de acidentes domésticos, muitas vezes em consequência da falta de equipamentos de segurança nas casas.

Os cadastros e indicações são realizados por meio da Coordenadoria de Direitos da Pessoa Idosa dos centros de saúde e Centros de Referência da Assistência Social (Cras). Todo o processo da seleção para o recebimento do kit banheiro é acompanhado pela CDPI, que realiza avaliações socioeconômicas, dos indicadores da saúde e autonomia da pessoa da terceira idade. Ao final do processo, é realizada a análise para a verificação e validação. Por fim, a Urbel vistoria o imóvel, considerando as condições técnicas necessárias para implantação da obra.

Para a instalação do banheiro são realizadas cinco etapas junto ao cidadão. A primeira, pela equipe social, que aplica o termo de adesão ao programa, a segunda, pelo arquiteto que realiza o levantamento inicial da obra e desenvolve o projeto com a melhor solução, a terceira e a quarta, pelo engenheiro fiscal, acompanhado pelo empreiteiro para esclarecer as intervenções previstas no projeto, bem como acompanhar o andamento e a qualidade da obra. Por fim, concluídas as intervenções, o cidadão assina o termo de entrega da obra.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)