(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Profissionais de saúde de Lavras são treinados para lidar com a febre chikungunya

O município possui um caso de morador que apresentou sintomas da doença. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) aguarda o resultado dos exames. Em Minas Gerais, dois casos já foram confirmados


postado em 22/10/2014 17:38 / atualizado em 22/10/2014 17:55

Treinamentos dos profissionais vai continuar durante a semana(foto: Prefietura de Lavras/Divulgação)
Treinamentos dos profissionais vai continuar durante a semana (foto: Prefietura de Lavras/Divulgação)

Médicos, enfermeiros e agentes de endemias de Lavras, cidade no Sul de Minas Gerais, começaram, nesta quarta-feira, a receber treinamento para lidar com a febre Chikungunya. O município possui um caso de morador que apresentou sintomas da doença. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) aguarda o resultado dos exames. Em Minas Gerais, dois casos já foram confirmados – um em Matozinhos, na Grande BH, e Governador Valadares, no Vale do Aço.

O treinamento de profissionais de saúde já aconteceu na capital mineira. Ao todo, 300 médicos e enfermeiros de todas as regionais de Belo Horizonte passaram por treinamento. Eles receberam informações sobre a doença e o tratamento. Em Lavras, os primeiros a passar pelo curso são 22 agentes de edemias. Os funcionários foram orientados sobre como desenvolver ações de controle, prevenção e manejo ambiental para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Na quinta-feira, a equipe da Vigilância Sanitária realizará uma nova reunião nos hospitais, na Unidade Regional de Pronto Atendimento (URPA) e com as equipes do Programa de Saúde da Família (PSF’s).

Minas Gerais já tem dois casos confirmados. Outros dez ainda são investigados. Os pacientes são moradores de Belo Horizonte, Contagem, Montes Claros, Pitangui, Lavras, Viçosa, Ipatinga e Varginha. Exames de quatro pessoas moradoras de Santo Antônio do Monte, Alfenas, Itaúna e Mato Verde, deram negativo.

Um dos vetores da chikungunya, a fêmea do mosquito Aedes aegypti, também é responsável pela transmissão da dengue, que este ano já matou mais de 40 pessoas em Minas. O outro vetor é o mosquito Aedes albopictus, comum em áreas rurais. O mosquito adquire o vírus ao picar uma pessoa infectada, durante o período de viremia, ou seja, um dia antes do aparecimento da febre até o quinto dia de doença, quando a pessoa ainda tem o vírus na corrente sanguínea.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)