(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Projeto de lei quer proibir uso de mangueiras para lavar calçadas em Belo Horizonte

Objetivo é evitar o desperdício de água. Para que seja aprovado, texto precisa passar pelas comissões de Constituição e Justiça, Saúde e Meio Ambiente e Economia, para só então ser votado em primeiro turno no plenário da Câmara


postado em 22/10/2014 06:00 / atualizado em 22/10/2014 07:38

Projeto de lei apresentado no último dia 16 na Câmara Municipal de Belo Horizonte tenta criar um instrumento contra o desperdício de água na capital mineira. De autoria do vereador Jorge Santos (PRB), a proposição número 1.332/2014 proíbe o uso de mangueiras e de água pressurizada para varrer calçadas na cidade. Se aprovada, contudo, a legislação precisaria, para produzir efeitos práticos, de um decreto da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) que determine que a cidade enfrenta estiagem prolongada e que há baixo nível dos reservatórios que abastecem a população.

Nos demais meses do ano, o mau hábito estaria liberado. O autor da proposta não foi encontrado para comentar o teor do projeto, mas o seu assessor jurídico, Leandro Guimarães, considera que o texto vem em momento oportuno e pode mudar a forma de agir do belo-horizontino. “O objetivo maior é coibir o desperdício de água, sobretudo com o uso indiscriminado das mangueiras. O efeito seria em momentos semelhantes a este que vivemos, em que nascentes e rios que nos abastecem estão muito baixos”, afirma.

Para que seja aprovado, o projeto precisa passar pelas comissões de Constituição e Justiça, Saúde e Meio Ambiente e Economia, para só então ser votado em primeiro turno no plenário da Câmara. Como mostrou ontem o Estado de Minas, outras três propostas aguardam votação para regular setores que promovem desperdício, interferindo em assuntos como a construção de condomínios e de edificações comerciais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)