(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ocorrências de pichação e danos a imóveis poderão ser registradas pela internet

Serviço da Delegacia Virtual da Polícia Civil deve começar a funcionar no dia 30 de outubro. Além das pichações, danos a muros, portões, janelas e carros poderão ser denunciados


postado em 21/10/2014 10:27 / atualizado em 21/10/2014 09:55

Até o final de outubro a população poderá denunciar pichações e danos à propriedade particular pela internet. O serviço estará disponível na Delegacia Virtual, da Polícia Civil de Minas Gerais.

O recurso deve ser disponibilizado no dia 30. Além da pichação, o usuário poderá registrar boletins de ocorrência de danos materiais a janelas, portões, muros, carros - desde que não sejam decorrentes de acidente de trânsito, entre outros. Essas ocorrências correspondem ao Artigo 163 do Código Penal Brasileiro (Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia).

“É para atender uma necessidade dos solicitantes, até porque nos casos de danos simples a pessoa não procura uma unidade policial. Assim, pode ocorrer um aumento do número de ocorrências porque facilita o registro e o acesso”, explica a coordenadora de informações da Superintendência de Informações e Inteligência da Polícia Civil, Yukari Miyata.

O registro desses delitos será feito da mesma forma que das outras ocorrências recebidas pela Delegacia Virtual, como a perda de documentos. Ao acessar o site, o usuário deve preencher formulários com dados pessoais e informações sobre o que aconteceu. No caso das pichações e danos à propriedade particular, o usuário poderá enviar até cinco fotos para complementar o registro. A ocorrência é encaminhada para a delegacia responsável por investigar o caso e, em até 30 minutos, o cidadão recebe uma mensagem com o número do Registro de Evento de Defesa Social (REDS), para  poder acompanhar o andamento da investigação. O texto também ensina a forma de acessar o registro no site do Sistema Integrado de Defesa Social (SIDS) e como imprimi-lo.

A Delegacia Virtual começou a funcionar em 30 de abril deste ano e recebe ocorrências de acidentes de trânsito sem vítimas, perda e extravio de documentos, perda de objetos pessoais e pessoas desaparecidas.

Segundo Yukari Miyata, até agora, foram 48.168 ocorrências registradas pela internet, a maioria de perda extravio de documentos pessoais (27.532). A expectativa é de que até a conclusão do projeto, 24% dos registros de ocorrências em todo o estado sejam feitos pela Delegacia Virtual. Para isso, a Polícia Civil pretende aumentar a divulgação do serviço e está elaborando uma cartilha que será entregue nas delegacias físicas de Minas Gerais. Até dezembro, também deverá ser lançado um aplicativo da Delegacia Virtual para os smartphones.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)