(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Minas Gerais teve recorde de temperatura em Ituiutaba e calor continua

Temperatura bate recorde anual no estado, com marca de 41,6°C em Ituiutaba, no Triângulo. No fim de semana, onda de calor também deve fazer com que BH supere máxima histórica


postado em 18/10/2014 06:00 / atualizado em 18/10/2014 08:24

Condições climáticas deixam névoa seca estacionada há dias sobre a capital(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.Press)
Condições climáticas deixam névoa seca estacionada há dias sobre a capital (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A.Press)
Minas Gerais esteve ontem acima dos 40 graus. Em Ituiutaba, no pontal do Triângulo Mineiro, a marca foi de 41,6°C, recorde do ano no estado, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na terça-feira, a cidade já havia registrado 41,4°C. Na vizinha de Campina Verde a máxima foi de 40,2°C. Na capital, os termômetros tiveram máxima de 33°C, mas hoje e amanhã devem chegar à casa do recorde de 37,1°C, devido à bolha de calor estacionada sobre o estado, segundo prevê o meteorologista Heriberto dos Anjos, do Instituto Tempoclima/PUC. A partir da segunda-feira deve chover, com a chegada da massa de ar frio à Grande BH. No Sul de Minas, apesar de chuvas isoladas, o calor não deu trégua e em Poços de Caldas a máxima foi de 35°C.


No Noroeste Mineiro a sexta-feira também foi de temperaturas extremas: em Unaí e Paracatu, os termômetros chegaram aos 40°C, segundo o Inmet. No Norte, municípios como Montes Claros, Janaúba, Pirapora, São Francisco e Januária registram máximas acima dos 39°C. Junto com o forte calor, a preocupação das autoridades continua sendo a baixa umidade do ar. BH registrou 26%, o que é considerado estado de atenção pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Hoje e amanhã, a capital pode ter registros de cerca de 15%.

O meteorologista Heriberto dos Anjos afirma que o calor intenso segue até a tarde da segunda-feira na Região Central do estado. “Em Belo Horizonte, com a chegada de uma massa fria que vem do Sul do país pelo litoral, há perspectiva de chuva moderada. Deve chover por três a quatro dias na Região Metropolitana de BH, entre cinco e 30 milímetros”, prevê.

A massa fria que se aproxima já tem provocado mudanças climáticas. Em Carvalho, no Sul de Minas, choveu granizo na tarde da quinta-feira. Ontem, na mesma região, houve pancadas em São Lourenço, Poço Fundo e Caldas. Havia possibilidade de mais chuvas à noite na região, e em vários municípios o céu estava nublado.

De acordo com Heriberto, entre hoje amanhã a frente fria atinge também cidades da Zona da Mata e do Campo das Vertentes. Ele não descarta possíveis tempestades, mas destaca que o volume de água não será suficiente para recuperar os níveis das represas. “Somente com chuvas continuas, o que deve ocorrer a partir de dezembro, será possível elevar o nível dos mananciais e reservatórios.”

Com o fenômeno conhecido como bolha de calor, a temperatura será elevada neste fim de semana em Minas, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Paraná. Temperaturas máximas devem superar facilmente os 40°C, com chances de extremos próximos a 45°C à sombra na tarde de domingo. Ontem, os paulistas enfrentaram um dia com máxima na capital de 37,8°C, temperatura mais alta desde o início das medições, em 1943. Heriberto alerta que, com céu aberto e altas temperaturas, é recomendável evitar a exposição ao sol entre 10h e 17h, quando há grande concentração de raios ultravioleta (UV).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)