(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Em Minas, 160 municípios decretaram situação de emergência pelo tempo seco

Alguns municípios suspenderam as aulas de escolas municipais para economizar água


postado em 17/10/2014 19:00 / atualizado em 17/10/2014 19:50

Minas Gerais continua sofrendo com o tempo seco. Até o fim da tarde desta sexta-feira, a Defesa Civil do Estado divulgou que 160 municípios já decretaram situação de emergência devido ao período de estiagem. De acordo com o documento, 106 cidades tiveram o pedido homologado, 29 estão em análise e 25 foram arquivados.

O município de Formiga, no Centro-Oeste do Estado, vive uma situação de calamidade pública. As aulas da rede municipal estão suspensas a partir da próxima segunda-feira, sem previsão de retorno. O decreto foi estabelecido nesta quinta, após reunião entre o prefeito Moacir Ribeiro, representantes da Secretaria Municipal de Educação e a Inspetora de ensino.

De acordo com José Terra de Oliveira Junior, chefe de gabinete da prefeitura, é muito provável que as redes estaduais e particulares também paralisem as atividades. “A inspetora vai a Belo Horizonte para negociar com o governo, mas a situação é muito crítica. O caos se instalou na cidade, estamos passando por um momento terrível, e não há previsão de chuva”, lamentou José Terra.

A população de Formiga enfrenta racionamento desde o mês de setembro e ações de conscientização da população estão sendo realizadas para evitar o desperdício. A prefeitura proibiu os moradores de lavarem carros, tanto em estabelecimento comerciais quanto em propriedades particulares. Fiscais do Saae vão controlar a ação da população para que não haja desperdício de água.

Incêndios

O tempo seco também favorece a propagação de incêndios por todo o Estado. Chamas consomem vegetação do Parque Nacional da Serra do Cipó, na Região Central de Minas Gerais, desde o dia 10 de outubro. De acordo com a Divisão de Monitoramento e Informações Ambientais, da Coordenação de Proteção do Instituto Chico Mendes (CGPRO-ICMBio), 7.052 hectares foram queimados. Este número representa cerca 22,3% da área do Parque.

Nesta sexta, uma frente de ação está mobilizada para combater as chamas. 47 brigadistas do ICMBio, sendo 35 do Parque Nacional da Serra do Cipó e 12 do Parque Nacional da Serra da Canastra; 14 brigadistas do IBAMA, integrantes da Brigada Municipal de Jaboticatubas, além de cerca de 20 voluntários, atuam diretamente nas frentes de fogo e em atividades de apoio logístico, como distribuição de alimentos, água, equipamentos de proteção individual e funções administrativas.

Até às 17h desta sexta, o Corpo de Bombeiros registrou 18 ocorrências em vegetação em Belo Horizonte e Região Metropolitana, sendo 15 em mata e três em lotes vagos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)