(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prefeitura suspende aulas da rede municipal de Formiga por falta de água

De acordo com o chefe de gabinete da prefeitura, as escolas estaduais e particulares também deverão suspender as atividades


postado em 16/10/2014 22:52

Depois da proibição de lavar veículos com água, a prefeitura de Formiga, no Centro-Oeste do Estado, tomou outra medida drástica por conta da seca que castiga o município. Nesta quinta-feira, ficou decidido que as aulas das escolas municipais serão suspensas a partir da próxima segunda-feira, sem previsão de retorno.

O decreto foi estabelecido após reunião entre o prefeito Moacir Ribeiro, representantes da Secretaria Municipal de Educação e a Inspetora de ensino. De acordo com José Terra de Oliveira Junior, chefe de gabinete da prefeitura, é muito provável que as redes estaduais e particulares também paralisem as atividades. “A inspetora vai a Belo Horizonte para negociar com o governo, mas a situação é muito crítica. O caos se instalou na cidade, estamos passando por um momento terrível, e não há previsão de chuva”, lamentou José Terra.

Na última terça-feira, o prefeito já havia assinado o decreto de calamidade pública. Em nota divulgada pela prefeitura, o mandatário lamentou a situação enfrentada pela cidade. “O nível da vazão de água nunca esteve tão baixo no Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). O momento é realmente de calamidade. É hora de unirmos forças para enfrentarmos essa situação. A administração municipal está fazendo todo o possível para minimizar os impactos da seca sobre a população de Formiga”, comentou o prefeito.

De acordo com o decreto, em virtude do período de seca que atinge o município, a vazão do Rio Formiga tem caído drasticamente. O Saae tem conseguido captar apenas 98 litros por segundo de água, número considerado insuficiente para suprir as necessidades da população. O número estipulado para atender a demanda dos moradores é de 184 litros por segundo.

A população de Formiga enfrenta racionamento desde o mês de setembro e ações de conscientização da população estão sendo realizadas para evitar o desperdício. Segundo a prefeitura, fiscais do Saae vão controlar a ação da população para que não haja desperdício de água.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)