(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Corpos encontrados no Sul de Minas são de moradores que tentavam conter incêndio

Um brigadista que estava junto com eles teve queimaduras e foi socorrido em estado grave para o Hospital João XXIII. Incêndio em Carrancas segue descontrolado


postado em 15/10/2014 17:06 / atualizado em 16/10/2014 10:15

Fogo consome vegetação da serra há mais de dois dias(foto: Prefeitura de Carrancas / Divulgação)
Fogo consome vegetação da serra há mais de dois dias (foto: Prefeitura de Carrancas / Divulgação)

O incêndio que atinge a serra em Carrancas, no Sul de Minas Gerais, segue descontrolado. O fogo queima a vegetação há três dias e já causou mortes. Dois moradores da cidade, que tentaram conter as chamas por conta própria, foram encontrados mortos pelo corpo de bombeiros em uma mata. Um brigadista que estava junto com eles teve queimaduras e foi socorrido em estado grave para o Hospital João XXIII. Uma força-tarefa, com militares de Belo Horizonte e Lavras, além de brigadistas, será montada a partir desta quinta-feira para tentar conter o fogo. Uma nuvem de fumaça e fuligem tomou conta do município.

Veja mais imagens do incêndio

Os moradores da cidade alegam que as chamas começaram no último domingo durante as comemorações do dia de Nossa Senhora de Aparecida. Com o passar dos dias, em decorrência do tempo seco e os fortes ventos, as chamas proliferaram. “Não é apenas um foco de incêndio. Eram vários em pontos diferentes. O pior deles começou em um local conhecido como Cruz das Almas, foi para o Boqueirão, pulou uma estrada e chegou no complexo das onças”, explica o guia turístico Marçal Silva Rodrigues.

Com a aproximação do fogo das casas e empresas, vários moradores foram para a mata fazer o combate por conta própria. Entre elas estavam os três homens vítimas do incêndio. “Sei que eles foram apagar as chamas em um local fechado. Por causa das folhas que caíram no chão, eles não tinham visibilidade e caíram em uma vala. Dois morreram na hora e um conseguiu sair, mas acabou tendo queimaduras”, comenta Rodrigues.

O brigadista está internado em estado grave(foto: Boa CBMMG / Divulgação)
O brigadista está internado em estado grave (foto: Boa CBMMG / Divulgação)
O homem que conseguiu se salvar é José Ronaldo Moteiro Ferreira. Ele foi encontrado por militares do Corpo de Bombeiros e transportado de helicóptero da corporação e encaminhado para o Hospital João XXIII. Segundo a unidade de saúde, a vítima respira com ajuda de aparelhos e segue na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os mortos foram identificados como Raimundo Ferreira Coimbra e Paulo Carolino da Silva. Eles seriam moradores da cidade. Já José é brigadista.

Por causa da situação que continua descontrolada, a prefeitura vai montar uma força-tarefa para conter as chamas. “Acionamos vários órgãos e estamos reunindo para fazer algumas ações. O helicóptero dos bombeiros deve vir de Belo Horizonte para ajudar no combate, pois o incêndio se concentra em locais de difícil acesso. Também virão brigadas da UFLA (Universidade Federal de Lavras) e o exército também deve ajudar”, contou Flávia Cristina Andrade Guimarães, Chefe do Gabnte da Prefeitura.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)