(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Matozinhos começa a usar fumacê para conter mosquito transmissor de chikungunya

Agentes da Secretaria de Estado de Saúde (SES) já estão na cidade para começar a força-tarefa


postado em 15/10/2014 16:04 / atualizado em 15/10/2014 18:18

O veículo foi usado no bairro onde a mulher confirmada com a doença mora(foto: ASSCOM Prefeitura de Matozinho/Divulgação)
O veículo foi usado no bairro onde a mulher confirmada com a doença mora (foto: ASSCOM Prefeitura de Matozinho/Divulgação)

Agentes da Secretaria de Estado de Saúde (SES) já se juntaram aos homens da Secretaria Municipal de Matozinhos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, nesta quarta-feira para iniciar a força-tarefa para eliminar os focos do mosquito Aedes Aegypti. A preocupação, além da dengue, é com febre chikungunya, já que um caso foi registrado na cidade e outros cinco estão sendo investigados. Nesta tarde, veículos já começam os serviços de fumacê.

Ao todo, 10 agentes do Estado vão reforçar e ajudar os outros 18 da cidade na conscientização da população em combater a fêmea do Aedes aegypti e o Aedes albopictus. Logo que chegaram, no início da tarde, o grupo já se reuniu para traçar as estratégias. “Organizamos a ações e começaremos com o fumacê. Nesta quinta-feira, os agentes já vão para as ruas fazer visitas domiciliares, inspeção dos imóveis, remoção de materiais inservíveis e a conscientização da população”, explica Fabiane Pickbrenner, coordenadora do setor de controle de zoonose de Matozinhos.

No fim desta tarde, os veículos do serviço de fumacê já inciam os trabalhos no Bairro Progresso e Vitalino Fonseca. O primeiro local é onde morava a mulher de 48 anos que foi diagnosticada com a doença. “Os trabalhos serão feitos sempre em dois períodos. Das 17h às 22h e das 5h às 10h. Hoje serão nesses dois bairros, que são vizinhos, e amanhã no Bairro Bom Jesus, que apresenta casos de dengue e é muito extenso”, comenta Fabiane. Cada bairro vai receber quatro aplicações.

Carros de som passaram pelos bairros para alertar os moradores sobre o fumacê. “Recomendamos deixar portas e janelas abertas, tampar com panos gaiolas de pássaros, alimentos e utensílios domésticos, remover roupas do varal. Pessoas alérgicas, crianças sensíveis, idosos e moradores com problemas respiratórias não devem permanecer na residência. Eles podem voltar 30 minutos depois”, diz a coordenadora.

Moradores unidos

O sucesso das autoridades só será feito com a ajuda da população. Por isso, ações de conscientização serão feitas na cidade. “Vamos receber auxilio do estado com eventos de mobilização social. Na sexta-feira e no sábado, vamos receber pneus e materiais recicláveis. Em troca, vamos entregar materiais escolares. A intenção é conscientizar as crianças e mostrar a importância de retirar das ruas os lixos”, afirma Fabiane.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)