(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Trabalhos para conter incêndio no Rola-Moça vão continuar nesta terça-feira

Incêndio que destrói o parque há dois dias ainda destrói a vegetação na região de Casa Branca


postado em 13/10/2014 20:32 / atualizado em 13/10/2014 20:38

Chamas atingiram postes e deixaram moradores de Nova Lima sem água e energia elétrica(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Chamas atingiram postes e deixaram moradores de Nova Lima sem água e energia elétrica (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

Os trabalhos para conter o incêndio que atinge o Parque Estadual do Rola-Moça, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, há dois dias, vai continuar nesta terça-feira. O combate foi interrompido por volta das 18h. Porém, segundo o Corpo de Bombeiros, terá que ser retomado na próximo a Casa Branca. A área queimada ainda não foi mensurada. Bairros de Nova Lima ficaram sem energia elétrica e abastecimento de água. A Cemig e a Copasa informaram que a situação seria normalizada até o fim da noite.

Veja mais imagens do incêndio

O combate foi feito em três frentes nesta segunda-feira. Um foco queimou a vegetação em Casa Branca e em regiões chamadas de Santa Catarina e Campo Ferruginoso, próximas ao Bairro Jardim Canadá. A situação mais crítica foi em Santa Catarina, onde as chamas atingiram postes e cruzetas do sistema de energia elétrica. “Lá, o fogo se espalhou e ficou fora de controle, mas conseguimos extinguir totalmente o incêndio”, comenta o sargento Galbas Dias.

Por causa da destruição, os bairros Jardim Canadá e Retiro das Pedras, além do condomínio Morro do Chapéu, em Nova Lima, ficaram sem o abastecimento de água e de energia elétrica. Falta de água também atingiu residências do Barreiro, em Belo Horizonte.

A Copasa informou que o sistema elétrico na Serra do Rola Moça foi reestabelecido e o abastecimento dos bairros Jardim Canadá e Retiro das Pedras, em Nova Lima, e parte da região do Barreiro, em Belo Horizonte, vai ser retomado gradativamente no decorrer da noite de hoje. Já a Cemig informou que o fornecimento de energia foi reestabelecido às 16h para uma das unidades da Copasa e, para a outra, às 18h30.

Mais de 100 homens participaram do combate a queimada que começou no domingo. Participaram dos trabalhos brigadistas, bombeiros e policiais militares. Além disso, três aviões modelo air tractor e dois helicópteros, um dos bombeiros e outro da Polícia Militar (PM) despejaram água na vegetação. “Nossa grande dificuldade foi por causa do terreno. O fogo se concentrou em pontos íngremes e em locais de mata fechada”, explicou Dias.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)