(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Umidade relativa do ar continua abaixo dos 20% e deixa BH em estado de alerta

A temperatura segue alta na capital mineira. Os termômetros chegaram a marcar 34,6ºC, nesta segunda-feira, se aproximando do recorde de calor registrado no domingo, que foi de 34,9ºC


postado em 13/10/2014 18:04 / atualizado em 13/10/2014 18:33

A cidade ficou tomada por fumaça de incêndios que atingem a vegetação do entorno(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
A cidade ficou tomada por fumaça de incêndios que atingem a vegetação do entorno (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

A baixa umidade relativa do ar ainda causa preocupação em Belo Horizonte. O índice ficou, pelo segundo dia consecutivo, abaixo dos 20%, o que é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) estado de alerta. A temperatura segue alta na capital mineira. Os termômetros chegaram a marcar 34,6ºC, nesta segunda-feira, se aproximando do recorde de calor registrado no domingo, que foi de 34,9ºC. Não há previsão de chuva para esta semana.

Os índices baixos de umidade relativa do ar aumentam o risco de doenças respiratórias. Vale lembrar que a OMS considera estado de atenção quando a umidade cai abaixo dos 30%. Quando atinge níveis entre 19% e 12%, é decretado o estado de alerta. Abaixo disso, é considerado estado de emergência.

Para evitar acidentes, doenças e desidratações é aconselhável beber muita água, evitar atividades ao ar livre e exposição ao sol, especialmente entre 14h e 16h – período em que o tempo fica mais seco.

Além das doenças, o risco de queimadas também aumentam. Nesta segunda-feira, várias ocorrências de queimadas foram registradas na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A situação mais críticas é no Parque Estadual Serra do Rola-Moça. Mais de 100 homens, entre bombeiros, voluntários e policiais militares, foram empenhados no combate. O fogo atingiu postes e cruzetas do sistema de energia elétrica e deixou bairros de Nova Lima sem luz e água.

Temperatura continua alta

De acordo com o meteorologista Claudemir Azevedo, do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o recorde de temperatura pode ser batido ainda nesta semana. “Normalmente, em outubro ocorre os picos máximos de temperatura. Não temos previsão de chuva até o fim de semana”, comenta.

Por pouco a capital mineira não bateu o recorde registrado nesse domingo, quando os termômetros marcaram 34,9ºC. Nesta segunda-feira, a estação Pampulha assinalou 34,6 ºC e a Região Centro-Sul, 34,4ºC. Outros municípios mineiros também tiveram temperaturas altas. Em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, os moradores tiveram de suportar calor de 39,6ºC, pouco abaixo do maior índice deste ano, que foi 39,9ºC em Unaí.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)