(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Votação para escolha do nome de gorila nascido em BH vai até o dia 30

Está aberta a votação para decidir como o gorila filho de Lou Lou e Leon, nascido no zoológico da capital, vai se chamar. Opções são Ipy, Piatã e Sawidi, todos do tupi-guarani


postado em 11/10/2014 06:00 / atualizado em 11/10/2014 06:53

Imbi e Lou Lou foram vistas ontem com seus filhotes(foto: Isabel Baldoni/PBH)
Imbi e Lou Lou foram vistas ontem com seus filhotes (foto: Isabel Baldoni/PBH)
 

Os belo-horizontinos têm até o dia 30 para escolher o nome do primeiro filhote de gorila nascido em cativeiro na América do Sul. A votação está aberta no site da prefeitura (www.pbh.gov.br) com três opções de nomes, todos de origem tupi-guarani: Ipy, que quer dizer primeiro, Piatã, que significa forte e vigoroso, e Sawidi, nome que na linguagem indígena tem relação com amado, querido e desejado. O prefeito Marcio Lacerda participou do lançamento do concurso ao lado de crianças da Escola Municipal Alice Nacif. Filho dos gorilas Leon e Lou Lou, o bebê macho pôde ser visto ontem pelas crianças no colo da mãe, assim como o outro filhote, da gorila Imbi, que ainda não teve o sexo identificado, e também terá o nome escolhido por votação popular.

“A conservação das espécies é muito importante para a humanidade. O gorila é emblemático na questão da sobrevivência porque ele é um primata como nós”, afirmou o prefeito, antes de escolher a opção Sawidi para o filhote mais velho. “Eu escolhi o Sawidi porque é o amado e desejado. Então é uma forma de dizer que os filhotes são muito bem vindos”, disse o prefeito. Pouco antes de Lacerda inaugurar a votação, a família completa de gorilas deu o ar da graça. Imbi e Lou Lou estavam agarradas aos filhotes, enquanto o pai Leon vigiava o grupo.

Na pesquisa entre os eleitores mirins, a disputa ficou mais acirrada entre os nomes Sawidi e Piatã. A pequena Izabela Cecília Silva Barbosa, de 11 anos, foi a primeira a votar. Ela vibrou com a oportunidade. “Não é todo mundo que vota primeiro, não é?”, brinca. Na preferência pessoal, ponto para o nome Sawidi. “Ele é muito carinhoso e bonitinho. Achei ele muito fofo e por isso combinou com o significado amado e desejado”, diz ela. Izabela já está ansiosa para a próxima eleição, do segundo filhote, que ainda não teve o sexo definido.

Para Ana Carolina Gonçalves, de 10, o nome Piatã é o mais apropriado para o gorilinha. “Significa forte e corajoso, do jeito que são os gorilas”, diz. Lucas Miguel, de 10, acompanhou a colega e também escolheu Piatã. “Combina mais com o nome da Lou Lou, que é a mãe dele”, conta. Clara Luz, de 11, optou por Sawidi por ser o nome mais bonito. “Eu acho que ele parece mais com o Leon do que com a Lou Lou”, afirma.

O resultado será conhecido em 1º de novembro. Segundo o diretor da Fundação Zoo-Botânica, Gladstone Araújo, o concurso é a grande atração para a semana das crianças no Jardim Zoológico de BH. As três opções de nomes que vão passar pelo crivo popular, oriundas do tupi-guarani, foram escolhidas para mostrar o papel do Brasil na conservação da espécie. “Os gorilas vão com esse nome quando forem para outro zoológico. É a contribuição que o Brasil está dando para a conservação desses animais”, diz o diretor.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)