(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Viçosa decreta situação de emergência por causa da seca e vai multar por desperdício de água

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto do município (SAAE) anunciou racionamento a partir de hoje. A decisão foi tomada em conjunto com o Ministério Público e a Universidade Federal da cidade


postado em 10/10/2014 14:42 / atualizado em 10/10/2014 15:12

A seca que atinge a Região Sudeste do Brasil continua causando preocupação e obrigando as cidades tomarem medidas drásticas. Nesta sexta-feira, o prefeito de Viçosa, localizada na Zona da Mata mineira, decretou situação de emergência por causa da crise no abastecimento. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto do município (SAAE) anunciou racionamento a partir de hoje. A decisão foi tomada em conjunto com o Ministério Público e a Universidade Federal da cidade. Com a decisão, lavar veículos, calçadas frentes de imóveis e encher piscinas, fica proibido. As pessoa que forem pegas descumprindo a ordem poderão ser multadas.

Viçosa se encontrava em estado de alerta desde fevereiro e a falta de chuva acabou provocando o que a autarquia considera “a pior crise de abastecimento da região”. Além de manobras técnicas, estão sendo realizadas campanhas de conscientização dos moradores para o uso racional da água. Nesta sexta-feira, o prefeito Ângelo Chequer, decidiu fazer o decreto alegando que “a prolongada estiagem reduziu os níveis de água acumulada nas bacias que abastecem as estações de tratamento do Município”. Também ressaltou que meteorologistas indicam um clima seco durante a primavera e a possibilidade de “um colapso de abastecimento de água potável”.

Com o decreto, a prefeitura proibiu o uso da rede pública para lavar veículos, calçadas, frentes de imóveis, ruas, encher piscinas, bem como para outras situações que não sejam o consumo humano e caracterizem desperdício.Nem mesmo os postos de gasolina poderão fazer a limpeza de automóveis usando a água fornecida pelo SAAE.

Durante a semana, outras medidas foram tomadas para tentar amenizar o problema do abastecimento. Na quarta-feira, a UFV anunciou que passaria a usar o volume morto – água do fundo dos reservatórios – de uma represa situada no campus. A água do local é captada tanto pela universidade quanto pelo SAAE, que abastece o restante do município. A expectativa é de que o volume morto dure de 30 a 45 dias.

O racionamento acontecerá de segunda-feira a domingo. Veja a escala completa:

SEGUNDA-FEIRA das 7h às 19h não terá água nos bairros Silvestre, Amoras, Vau-Açu, Floresta, Boa Vista, Marques, Vereda do Bosque e Liberdade.
TERÇA-FEIRA das 7h às 19h não terá água nos bairros Santa Clara sentido São Sebastião, Morada do Sol, Jardim Europa, Morro do Cruzeiro, Ramos Agros, Rua das Estrelas, Rua da Conceição e Rua Gomes Barbosa.
QUARTA-FEIRA das 7h às 19h não terá água nos bairros Barrinha, Laranjal, Cidade Nova, Grota dos Camilos, Nova Era.
QUINTA-FEIRA
das 7h às 19h não terá água nos bairros Santa Clara sentido Bairro de Fátima e Nova Viçosa.
SEXTA-FEIRA das 7h às 19h não terá água nos bairros João Brás, Violeira, Recanto da Serra, Inconfidentes, Sagrada Família, Bom Jesus e Bela Vista.
SEXTA-FEIRA
das 20h às 8h de SÁBADO não terá água no Centro
DOMINGO das 7h às 19h não terá água no Bairro Santo Antônio


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)