(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bombeiros registram 20 focos de incêndio em BH e Região Metropolitana nesta segunda

Um dos destaques foi a ocorrência em uma mata no limite entre a capital e Sabará


postado em 06/10/2014 20:17 / atualizado em 06/10/2014 22:18

A falta de chuva tem contribuído para o grande número de incêndios em Belo Horizonte e Região Metropolitana. Somente nesta segunda-feira, o Corpo de Bombeiros registrou 20 chamadas, sendo quatro em lotes vagos. Destaque para as chamas que atingem uma mata no limite entre a capital e o município de Sabará. Desde o início da tarde os militares estão empenhados no combate ao fogo, que ameaça a Mata da Baleia o entorno do curso do Rio das Velhas.

Até às 20h, quatro militares e uma viatura trabalhavam para conter as chamas. Segundo os bombeiros, o objetivo é proteger as residências próximas da área atingida. Ainda não foi possível calcular a quantidade de área queimada e nem as causas do incêndio. Uma mata localizada às margens da MG-825 também pegou fogo. A ocorrência foi registrada nesta manhã, e o Corpo de Bombeiros controlaram parcialmente os focos. O combate foi suspenso no fim do dia e será retomado na manhã desta terça.

Por volta das 20h, chamas começaram a atingir uma vegetação localizada dentro da UFMG, na Região da Pampulha. A informação inicial era de que o fogo se alastrou rapidamente. Uma viatura do 1º Batalhão se deslocou para combater os focos. Segundo os militares, o incêndio começou em uma área localizada às margens da Avenida Antônio Carlos, mas já está sob controle e não oferece risco para os estudantes. Ainda não há informações sobre as causas do incêndio e a quantidade de área queimada. A reportagem do em.com.br tentou contato com a instituição, mas nenhum dos telefonemas foram atendidos.

Uberlândia

Nesta segunda, os bombeiros também tiveram que controlar um incêndio em Uberlândia, na Região do Triângulo. O fogo atingiu uma reserva de preservação ambiental do clube de Caça e Pesca Itororó, no Bairro Shopping Park. De acordo com os militares, os principais focos já foram controlados.

O incêndio começou nesse domingo, por volta das 14h, mas por causa das condições climáticas, calor e vento, se alastraram pela mata. Conforme o sargento Eduardo Carvalho, o trabalho é demorado por causa do acesso. “O parque fica um pouco distante do Centro e por algumas vezes não temos condições de entrar em contato com os militares que estão trabalhando. Apesar disso, o fogo está parcialmente controlado e esperamos terminar o combate ainda hoje”, disse.

O clube está localizado às margens do Rio Uberabinha, e apesar do fogo, está funcionando normalmente. Os bombeiros ainda não calcularam a área afetada.

Mais de 230 focos de incêndio foram registrados na Região Metropolitana durante o fim de semana. No sábado o fogo atingiu diversas regiões da Grande BH. O Corpo de Bombeiros registrou 98 ocorrências que atingiram vegetações, sendo 20 delas em lotes vagos. No domingo, pelo menos outros 134 incêndios de pequeno porte foram registradas ao longo do dia, sendo 109 em matas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)