(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Secretaria de Educação de Itaúna vai repassar cópia de diploma falso à Procuradoria

Esquema veio à tona após reportagem do em.com.br, que teve acesso à negociação de um documento feita pelo Facebook. Prefeitura não descarta acionar a polícia para uma investigação


postado em 01/10/2014 11:29 / atualizado em 02/10/2014 13:59

Diretora de escola cujo carimbo foi usado no diploma falso está indignada (foto: Reprodução/Facebook)
Diretora de escola cujo carimbo foi usado no diploma falso está indignada (foto: Reprodução/Facebook)
A Secretaria Municipal de Educação de Itaúna, na Região Central de Minas Gerais, vai encaminhar a cópia do diploma falso, comercializado por um morador da cidade, à Procuradoria do município para que as medidas legais sejam tomadas. O esquema da venda de diplomas veio à tona na terça-feira, em matéria do em.com.br publicada em edição do Estado de Minas.

O homem anunciou a venda dos documentos pelo Facebook. Segundo ele, a instituição que emite o documento, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), é a Escola Estadual de Itaúna. O valor do diploma é de aproximadamente R$ 500 e fica pronto em até cinco dias. Ele, inclusive, enviou a foto de um dos diplomas confeccionados. A reportagem do em.com.br teve acesso à página da rede social que registra uma negociação e, sem se identificar, entrou em contato com o vendedor por telefone.

O diploma mostrado pelo vendedor tem carimbo da Escola Municipal Doutor Lincoln Nogueira Machado, instituição que tem turmas apenas da pré-escola até o 5º ano do ensino fundamental. No entanto, no campo de descrição do histórico escolar para formação de 1º, 2º e 3o ano, consta o nome da Escola Estadual de Itaúna.

Por meio de nota, a Prefeitura de Itaúna informou que a diretora da escola municipal, Regina Célia, tomou conhecimento da venda de diplomas por meio da reportagem do EM. Indignada, ela disse que a confecção de um carimbo como o utilizado pela escola é muito simples e basta ter os dados da instituição, que emite vários documentos com o carimbo original. Ela acredita que o falsário agiu desta forma e disse que “deveria ter uma lei proibindo as papelarias de fazerem carimbos de instituições públicas sem a devida autorização”. Regina informou, ainda, que os dois únicos carimbos oficiais estão na secretaria da escola.

A secretária Municipal de Educação de Itaúna, Maria Virgínia Morais Garcia, vai encaminhar a cópia do diploma, a qual o em.com.br teve acesso, à Procuradoria do município, que deve analisar o documento e, posteriormente, caso seja constatada alguma irregularidade, "vamos solicitar inclusive que a polícia seja acionada para uma investigação sobre esta pessoa que está usando indevidamente o nome de uma escola", diz. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)