(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Incêndios ainda queimam vegetação na Serra do Rola-Moça e na BR-040

Nas duas ocorrências, os bombeiros fazem o combate. Ainda não há a mensuração das áreas queimadas


postado em 26/09/2014 15:05 / atualizado em 26/09/2014 15:19

Militares do Corpo de Bombeiros e brigadistas continuam os trabalhos para debelar as chamas que destroem a fauna e a flora do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça. Nesta sexta-feira, os homens combatem dois focos na reserva ambiental, um próximo à Região do Barreiro, na capital, e outro no alto da serra que dá acesso a Casa Branca, em Brumadinho, na região metropolitana. Os dois incêndios tiveram início há três dias. O combate também é feito às margens da BR-040, em Nova Lima, onde a vegetação queima desde quinta-feira.

A situação no parque do Rola Moça já está na fase final dos trabalhos. “Por enquanto o foco da Região da Casa Branca já está controlado. Temos apenas fumaça no local. O outro foco é próximo a portaria do barreiro. Apenas muita fumaça é vista por causa da queima de borracha e muito lixo” , comentou Alisson Diogo, monitor ambiental do parque.

Mesmo com os incêndios controlados, a preocupação ainda é grande na regiã por causa da estiagem. Por isso, um grande contingente continua os trabalhos. Ao todo, 63 homens, entre bombeiros e brigadistas, fazem o combate.

Nessa quinta-feira, a situação era crítica no foco que se alastrava pela região do distrito de Casa Branca. O fogo estava em uma área íngreme, onde não era possível chegar a pé. O combate teve de ser feito com lançamento de água de helicópteros e aeronaves.

BR-040

O fogo também continua às margens da BR-040, próximo ao condomínio Alphaville, em Nova Lima, na Grande BH. Uma equipe de 16 bombeiros segue na região para combater as chamas. Não há risco para atingir residências.

O incêndio teve início na quinta-feira e assustou os moradores. O fogo se alastrou rapidamente e ameaçou algumas casas da região. A fumaça também invadiu a rodovia e atrapalhou a visibilidade dos motoristas. Três aeronaves estiveram empenhadas no combate às chamas. Segundo os bombeiros, foi necessário fazer um aceiro (quando se abre um buraco na terra em torno das residências para impedir a propagação do fogo) para proteger as casas.

Em nenhuma das ocorrências, a área queimada foi mensurada.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)