(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Incêndio em vegetação do Parque do Rola-Moça pode ser criminoso

Focos de incêndio teriam sido colocados em pontos perto de uma rodovia em Brumadinho


postado em 25/09/2014 10:30 / atualizado em 25/09/2014 10:38

Em Brumadinho, fogo se concentra em uma área de difícil acesso(foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)
Em Brumadinho, fogo se concentra em uma área de difícil acesso (foto: Paulo Filgueiras/EM/DA Press)


O incêndio que consome dois pontos do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça desde a tarde de quarta-feira pode ser criminoso. A unidade de conservação completa 20 anos no sábado. O fogo está destruindo a vegetação de uma área no Bairro Solar do Barreiro, em Belo Horizonte, e em Casa Branca, distrito de Brumadinho.


“Esse é o 102º foco de incêndio no parque neste ano, e todos eles têm causa direta ou indireta pelo homem”, explica o biólogo Marcos Vinícius de Freitas, gerente do parque. Segundo ele, a linha de fogo em Brumadinho tem características de um incêndio criminoso, pelo modo que os focos estão dispostos na vegetação, quase um após o outro. “Provavelmente foi uma pessoa a pé que colocou. Não conseguimos localizar o infrator”, diz. Ainda segundo Freitas, como o incêndio na área do Barreiro está em um ponto muito próximo à área urbana, é provável que as chamas também tenham sido provocadas.

A suspeita também é compartilhada pela Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda), que tem brigadistas atuando no local. Conforme a entidade, um voluntário que mora em Casa Branca deu o primeiro alerta após avistar pequenas chamas em intervalos no alto da serra, perto da estrada que liga a rodovia e atravessa o parque até Ibirité. O incendiário teria colocado fogo nos dois lados da estrada.

Ainda de acordo com Marcos Vinícius de Freitas, o foco de incêndio no Solar do Barreiro está praticamente controlado e as equipes, formadas por 72 bombeiros e brigadistas, estão fazendo o rescaldo. Já no distrito de Casa Branca, a situação é complexa. Isso porque o fogo está em uma área íngreme, onde não é possível chegar a pé. Assim, o combate está sendo feito com o lançamento de água por um helicóptero e outra aeronave.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)