(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Música cantada por estudantes da UFMG repercute negativamente nas redes sociais

Inúmeras críticas foram publicadas na rede depois que integrantes da banda da escola de engenharia e outros estudantes cantaram uma música que dizia "Não é estupro, é sexo surpresa"


postado em 22/09/2014 15:58 / atualizado em 22/09/2014 16:34

Estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) utilizaram as redes sociais para expor suas insatisfações contra a atitude de um grupo de jovens da instituição no último sábado, na Savassi, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. A indignação surgiu depois que os universitários que estavam em uma lanchonete cantaram uma música que dizia “não é estupro, é sexo surpresa”.

Uma das pessoas que utilizou a rede para manifestar indignação foi a estudante de mestrado em direito Luísa Turbino, que se retirou após ouviar as músicas. “Eu estava com meu namorado e dois amigos. Chegamos por volta das 21h30 e notamos a presença de alguns jovens, exaltados eu diria. A partir de então, foram chegando outras pessoas, muitos delas vestindo a camisa da bateria engrenada, da escola de engenharia da UFMG. E aí sim, a bagunça começou”, disse.

Conforme a estudante, o grupo, que contava com algumas mulheres, cantava letras de músicas que faziam apologia ao estupro.”Eu já ouvi diversas vezes músicas com teor machista e homofóbico nas charangas de outros cursos da UFMG”, completou.

É possível encontrar comentários de outros estudantes que também se revoltaram com a situação. “Tem gente que acha bonito ser B** na faculdade”, “Não fico surpreso vindo deles”, “Escreva uma carta/e-mail para a faculdade. Eu assino atestando a minha indignação”, foram algumas das frases publicadas.

Em entrevista ao em.com.br o capitão da Bateria Engrenada, Bruno Saúde, se defendeu e disse que as músicas não têm relação com o grupo. “Nós fizemos um show neste dia e alguns amigos foram fazer uma confraternização no local. Por lá, eles se encontraram com outras pessoas. Mas independente do que fizeram, as canções não tem relação com a banda”, disse.

Em nota, a Universidade Federal de Minas Gerais (UGMG) informou que desaprova qualquer tipo de comportamento discriminatório, seja ele de caráter machista, sexista, racista, homofóbico, entre outros que desrespeitem a dignidade humana. Nesse sentido, em maio deste ano a Universidade divulgou uma Resolução, aprovada pelo Conselho Universitário da instituição, na qual proíbe os trotes estudantis, como aqueles que evidenciam práticas discriminatórias.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)