(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Até setembro BH registra 36% da média anual de chuva

Se a estiagem continuar, a capital pode registrar o menor índice de chuva em 50 anos


postado em 19/09/2014 20:20 / atualizado em 19/09/2014 23:42

O tempo seco tem provocado muitos incêndios em Belo Horizonte e Região Metropolitana(foto: Marcos Michelin/EM)
O tempo seco tem provocado muitos incêndios em Belo Horizonte e Região Metropolitana (foto: Marcos Michelin/EM)

A capital mineira passa em 2014 por uma das maiores secas da história. De janeiro a setembro, choveu apenas 36% da média anual, índice que pode levar a cidade a registrar a pior estiagem em 50 anos. Dados divulgados pelo Instituo Nacional de Meteorologia indicam que de janeiro a setembro de 2014 choveu um acumulado de 529 milímetros, menos da metade da média histórica anual - 1466,2 mm. A situação é crítica mas a previsão meteorológica aponta para a ocorrência de chuvas já neste fim de semana, véspera da mudança de estação entre inverno e primavera, que acontece na segunda-feira. As consequências do tempo seco podem ser vistas diariamente, como o aumento do número de queimadas. Nesta sexta-feira, o Corpo de Bombeiros controlou um incêndio na Mata do Jambreiro, em Nova Lima, na Grande BH, depois de três dias de trabalho.

Mesmo se chover a média histórica nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, a capital ainda deve registrar um volume de precipitação abaixo da média anual. Se a estiagem continuar, a capital pode registrar o menor índice de chuva em 50 anos. Segundo o Inmet, a última grannde seca ocorreu em 1967, que teve 1.019 mm de chuva. A pior seca foi em 1963. Neste ano, foram apenas 497,5 milímetros de chuva.

No fim se semana os belo-horizontinos poderão ter um alívio no calor. De acordo com o Climatempo, uma frente fria avança pela região sudeste e deve trazer  um pouco de umidade, que vai favorecer a formação de nuvens. Está prevista chuva não significativa em alguns municípios mineiros.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)