(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Moradores de Lagoa Formosa enfrentam racionamento por conta do período de seca

Prefeitura encaminhou projeto para a Câmara Municipal com o objetivo de ressarcir produtores rurais que cercarem as nascentes da região. Com o decreto, moradores ficam sem água durante duas vezes por semana


postado em 19/09/2014 14:35 / atualizado em 19/09/2014 14:52

Mais um município mineiro implantou o sistema de racionamento de água devido à extensa temporada de seca. Nesta semana, a prefeitura de Lagoa Formosa, Região do Alto Paranaíba, determinou que os moradores economizem água de forma rotativa e evitem o desperdício.

Conforme o prefeito José Wilson Amorim, os bairros da cidade foram divididos em setores. Cada uma dessas divisões fica sem água duas vezes por semana, das 6h da manhã às 18h. “Esperávamos que o período chuvoso contribuísse para o nosso abastecimento, mas não aconteceu. Temos uma segunda opção por enquanto, mas o reservatório que está nos atendendo é pequeno”, disse.

Atualmente cerca de 20 mil pessoas vivem em Lagoa Formosa, mas o redução do abastecimento ainda não atingirá todos os lares. A prefeitura encaminhou um projeto para a Câmara Municipal, que prevê um pagamento aos produtores rurais que cercarem as nascentes em suas propriedades. “Neste primeiro momento vamos aguardar as chuvas. Precisamos da colaboração e entendimento da população para superar esse momento de racionamento”, completou o prefeito.

Conforme o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Lagoa Formosa, o nível do reservatório local baixou consideravelmente nos últimos dias e a empresa pede para que os cidadãos façam reserva de água à noite.

Mais casos de racionamento

Também neste mês, o rigoroso período de seca obrigou a Prefeitura de Itabira, Região Central de Minas, a decretar racionamento das 13h às 20h por prazo indeterminado. Não bastasse isso, a administração municipal informou que a retomada da distribuição poderá causar alterações na qualidade da água, com possibilidades de chegar a casas dos moradores turva.

Conforme a prefeitura, o Laboratório Central e a Gerência de Produção da autarquia, a presença do cloro residual livre, que é um agente desinfectante, garantirá a qualidade bacteriológica da água e o racionamento é uma forma encontrada para viabilizar o fornecimento de água a todas as regiões, de maneira justa e adequada.

Em agosto, o reservatório de água de Viçosa, Região da Zona da Mata, atingiu o pior nível de todos os tempos, de acordo com o Serviço Autônomo de Água Esgoto (Saae). O reservatório ETA, que recebe água do Ribeirão São Bartolomeu, é responsável pelo tratamento de 55% do município.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)