(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Minas Gerais tem 170 incêndios em 48 horas

Casos no mês superam os do mesmo período de 2013. Estão tem 1.656 focos de queimadas


postado em 19/09/2014 00:12 / atualizado em 19/09/2014 07:22

Álvaro Fraga

(foto: Marcos Michelin/EM/D.A Press)
(foto: Marcos Michelin/EM/D.A Press)

Somente nas últimas 48 horas, Minas Gerais registrou 170 focos de incêndio em áreas florestais. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que faz o acompanhamento diário das ocorrências via rastreamento por satélite. Ainda de acordo com o Inpe, de 1º a 17 desse mês, já foram constatadas 1.945 queimadas no estado, número bastante superior ao registrado em setembro de 2013, com 1.656 focos.

O forte calor e o clima seco são as principais causas do grande número de incêndios em áreas florestais computados pelo Inpe. Em 2014, Minas está em sexto lugar no ranking dos estados com maior número de focos de queimadas, com 5.584 registros, ficando atrás apenas do Pará (14.102 focos), Maranhão (11.950), Tocantins (8.694), Piauí (5.873) e Amazonas (5.828).

Ontem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), bombeiros e voluntários tiveram muito trabalho para combater incêndios. Em Brumadinho, depois de três dias de trabalho, as chamas em uma mata no entorno do Instituto Inhotim foram controladas. Apesar da grande proporção do fogo, a área do museu foi preservada. O combate ao incêndio começou na tarde de segunda-feira, quando surgiu o primeiro foco no local. Durante a noite, o fogo entrou em uma área de preservação, atingindo grande dimensão. Na terça-feira, anteontem e ontem, trabalhando em conjunto, bombeiros e brigadistas conseguiram apagar o fogo. Mesmo assim, um grupo de sete bombeiros permaneceu no local para agir caso o incêndio recomeçasse.

Pela manhã, ainda na Serra da Moeda, dois incêndios grandes foram descobertos pelos bombeiros durante um sobrevoo de helicóptero, ambos em lugares de difícil acesso. O primeiro mais próximo de Brumadinho e o outro no distrito de Córrego D’Alma. Duas equipes foram enviadas para combater as chamas, mas o trabalho foi prejudicado pela dificuldade de alcançar o local das chamas. O maior foco de fogo está nas proximidades da fazenda Ponte Alta.

À tarde, na MG-030, na divisa de Belo Horizonte com Nova Lima, foi detectado um incêndio na Mata do Jambreiro. O fogo estava próximo ao condomínio residencial Ville de Montaigne e áreas do Belvedere, na capital. Até o começo da noite, as chamas não haviam sido controladas. Moradores do condomínio reclamaram da demora dos bombeiros em enviar equipes para combater o fogo, mas a corporação informou que a região é bastante íngreme e montanhosa e a chegada dos bombeiros até o local é complicada e demorada.

PRISÃO Em Bonito de Minas, no Norte de Minas, Getulio Bispo dos Santos, de 28 anos, foi preso após atear fogo à vegetação de cerrado. Segundo a PM, ele foi visto quando militares que realizavam sobrevôo de prevenção a queimadas. Santos confirmou que provocou o incêndio e disse que só tinha a intenção de queimar uma área de um hectare, mas o fogo se alastrou e ele perdeu o controle. Santos foi conduzido para a Delegacia de Januária, também no Norte do estado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)