(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Manifestantes se reúnem na Praça da Liberdade para protestarem contra incineração de lixo

Cerca de 100 pessoas se encontraram no local e seguiram até o Palácio da Liberdade simulando um cortejo fúnebre


postado em 17/09/2014 21:29

Cerca de 100 manifestantes se reuniram na Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, na noite desta quarta-feira, para protestarem contra o veto do Projeto de Lei (PL) 4.051/2013, que proíbe a incineração dos resíduos sólidos (lixo doméstico) coletados no Estado. Catadores de materiais recicláveis e apoiadores da causa se encontraram por volta das 17h e seguiram até o Palácio da Liberdade.

O movimento simulou um cortejo fúnebre, representando a morte dos recursos naturais. Os catadores usaram máscaras de gás e sinalizadores para alertar a população sobre os danos à saúde provocados pelos gases tóxicos liberados pelas usinas de incineração. Os manifestantes pediram para que os deputados estaduais mantenham a posição favorável ao PL 4.051/2013 e derrubem o veto do governador Alberto Pinto Coelho.

O projeto de lei que proíbe a incineração no Estado foi avaliado pelas comissões específicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e aprovada por unanimidade em dois turnos pelos deputados. Porém, quando foi encaminhada para a sanção do Governador, recebeu o voto integral.

Caso a lei seja aprovada, fica proibida a utilização da tecnologia de incineração no processo de destinação final dos resíduos sólidos urbanos, que compreendem todo o lixo produzido por residências, estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços, além de serviços de limpeza urbana.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)