(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Corregedoria pede desligamento de delegado suspeito de corrupção ativa, peculato e extorsão

O Policial Civil e outros dois investigadores são acusados dos crimes. Eles recebiam dinheiro de criminosos para depois soltá-los


postado em 16/09/2014 18:39 / atualizado em 16/09/2014 19:20

Já está nas mãos do governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho (PP) o pedido de demissão de um delegado e dois investigadores suspeito de corrupção ativa, peculato e extorsão. Os três são acusados de aceitar dinheiro de criminosos para depois soltá-los. O processo administrativo será analisado pela Advogacia Geral do Estado (AGE) em um prazo de 30 dias.

O pedido de demissão foi publicado na edição do último sábado do Diário Oficial de Minas Gerais pelo corregedor Geral da Polícia Civil, Renato Patrício. O delegado João Maurício Penna Lamounier chegou a ser preso em janeiro deste ano, mas acabou solto poucos dias depois ao ser contemplado com habeas corpus concedido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Em 4 de agosto, acabou detido novamente e encaminhado à Casa de Custódia do Policial Civil, no Bairro Horto, Região Leste de Belo Horizonte. Os dois investigadores não foram presos.

Lamounier trabalhava apenas na escala de plantão. Segundo as investigações, ele extorquia criminosos, como traficantes, estelionatários, e depois os soltava após receber o dinheiro. A atitude do delegado causou revolta em companheiros de corporação. O crime ficou evidenciado depois que policiais civis procuraram a Corregedoria para denunciar os fatos. Vítimas também foram ouvidas e confirmaram a irregularidade.

A Corregedoria investiga se um flat de aproximadamente R$ 300 mil e uma BMW, que pertencem ao delegado, foram comprados com o dinheiro ilegal. Pelo menos três inquérito já foram abertos para apuar os crimes cometidos pelo policial.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)