(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Prefeitura de Itabira decreta racionamento por causa da seca

Durante sete horas por dia os moradores deverão economizar ao utilizar o serviço, e mesmo assim, eles poderão receber água suja em casa


postado em 16/09/2014 16:49 / atualizado em 16/09/2014 17:24

O rigoroso período de seca obrigou a Prefeitura de Itabira, Região Central de Minas, a decretar racionamento das 13h às 20h por prazo indeterminado. Não bastasse isso, a administração municipal informou nesta terça-feira que a retomada da distribuição poderá causar alterações na qualidade da água, com possibilidades de chegar a casas dos moradores turva.

De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itabira (Saae), as alterações poderão ocorrer em consequência da interrupção no abastecimento e diminuição do volume de água nas tubulações. Segundo os técnicos da Saae, a captação na Estação de Tratamento de Água (ETA) Pureza tem uma vazão normal de 186 litros por segundo. Atualmente, os registros indicam uma captação de 130 litros, ou seja, uma redução de 56 l/s. Já a ETA Gatos, que normalmente opera com vazão de 88 l/s, apresenta hoje uma vazão de 65 l/s.

Conforme a prefeitura, o Laboratório Central e a Gerência de Produção da autarquia, a presença do cloro residual livre, que é um agente desinfectante, garantirá a qualidade bacteriológica da água e o racionamento é uma forma encontrada para garantir que todas as regiões possam receber água de maneira justa e adequada, devido à longa estiagem que assola a região.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)