(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Megaoperação será montada para impedir violência em flash mob na Praça do Papa

Nesse domingo, os militares tiveram que usar armas não letais e bombas de efeito moral para dispersar a multidão que se encontrou no local. Outro evento foi marcado para o fim de semana


postado em 15/09/2014 23:01 / atualizado em 15/09/2014 23:33

Uma grande operação conjunta entre a Polícia Militar (PM), Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Prefeitura de Belo Horizonte, será criada para impedir um novo encontro marcado pelas redes sociais para a Praça do Papa, no Bairro Mangabeiras, na Região Centro-Sul. O evento Colors of life – Festival das cores deve acontecer no próximo domingo. No Facebook, 6,2 mil pessoas confirmaram presença até às 18h desta segunda-feira. A intenção da PM é coibir os excessos como o que aconteceu no fim de semana, quando aproximadamente 10 mil jovens e adolescentes tomaram o local. Os militares tiveram que usar armas não letais e bombas de efeito moral para dispersar a multidão. Alguns participantes alegam que foram roubados.

A ação que será realizada no domingo vai contar com blitzes e reforço no policiamento na região. Porém, as estratégias ainda não foram divulgadas. “Vamos fazer uma grande operação na semana que vem. Vamos anunciar como será feito na quinta-feira ou na sexta-feira. Posso adiantar que teremos fiscalização na área para não deixar entrar carros irregulares, por exemplo. Também será coibido o uso de bebidas alcoólicas por parte de adolescentes”, explica o major Olimpio Garcia comandante do 22º Batalhão da Polícia Militar, responsável pela área.

O setor de inteligência da PM, que faz o monitoramento constante das redes sociais, já pegou informações sobre o novo evento. “Pelo que vimos, já tem mais de 6 mil pessoas confirmadas. Sempre fazemos este tipo de varredura para organizar as ações previamente. Nesse último domingo também já tínhamos a informação que ele (o evento) aconteceria”, comentou Garcia.

O encontro do fim de semana, denominado de Of Colors Neon, foi convocado pelo Facebook. Ele reuniu milhares de pessoas na Praça do Papa e terminou em confusão com a presença da Polícia Militar (PM). A corporação atuou para dispersar o tumulto com balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo. Ninguém foi preso ou saiu ferido. No evento, os jovens se reúnem vestidos de branco, fazem uma contagem regressiva e em seguida jogam tinta para o alto.

No próximo domingo, um evento com os mesmos moldes está sendo programado. Chamado de Colors of Life – Festival das Cores, o encontro já conta com 6,2 mil confirmações de presença na rede social. Outras 10,9 mil pessoas foram convidadas.

A Associação de Moradores do Bairro Mangabeiras informou que solicitou ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) que apure as responsabilidades dos organizadores do evento.

Sem boletim de ocorrência

A ação de alguns jovens causou correria e tumulto no evento do último domingo. De acordo com a PM, a confusão começou depois que um grupo tentou arrombar uma casa que estava para alugar na região do Mangabeiras. “O evento começou tranquilo, apesar de muita gente reunida. Depois que terminou um evento de duelo de MC's no Parque Municipal, o pessoal que estava lá subiu para a Praça do Papa e aumentou o público. Um grupo de jovens tentou arrombar uma casa e os policiais tiveram que agir”, explica o comandante do 22º Batalhão.

Segundo o major, quando os policiais se aproximaram, outras pessoas tentaram impedir as prisões dos jovens, por isso foi necessário o uso de armamento não letal. Houve correria e muitas pessoas relataram terem sidos roubadas durante um possível arrastão. “Recebemos nove chamados de furtos durante o evento, mas nenhum boletim de ocorrência foi feito por parte das vítimas”, diz Garcia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)