(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mineradora faz contenção de barragem e descarta risco de novo deslizamento em Itabirito

Bombeiros continuam as buscas pelo operador de retroescavadeira que segue desaparecido. A delegada que investiga o acidente ouviu mais quatro pessoas nesta segunda-feira


postado em 15/09/2014 16:22 / atualizado em 15/09/2014 17:47

Os riscos de deslizamento de uma outra barragem na mineradora Herculano, em Itabirito, na Região Central de Minas Gerais, foram extintos. Pelo menos é o que garante a empresa que realizou trabalhos de contenção em uma erosão no depósito de rejeitos de mineração B3. Outros serviços ainda serão feitos no local. Enquanto isso, os bombeiros continuam as buscas pelo operador de retroescavadeira Adilson Aparecido Batista, de 44 anos, que segue desaparecido. A delegada que investiga o acidente ouviu mais quatro pessoas nesta segunda-feira, entre elas, o funcionário Geraldo Matozinhos Moreira, de 42, que sobreviveu à tragédia que deixou dois mortos.

O perigo para o rompimento da barragem B3 foi detectado durante um sobrevoo feito pelo Corpo de Bombeiros no dia seguinte ao deslizamento. A Mineração Herculano foi avisada sobre os riscos e teve que criar, a pedido do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), um plano emergencial para conter o dique.

Nesta segunda-feira, a empresa informou que a erosão detectada da barragem já foi recuperada. O reforço foi feito com a colocação de blocos de rocha e material filtrante granular. A ação, conforme a Herculano Mineração, elimina o risco de novo rompimento. Durante a semana serão feitos trabalhos no maciço da barragem.

Técnicos da Supram estiveram na empresa nesta segunda-feira para vistoriar as obras e ajustar as providências de médio e longos prazos. Na sexta-feira, o órgão determinou que a mineradora, além da contenção da Barragem B3, terá que cumprir algumas determinações. Como por exemplo, apresentar as medidas que serão tomadas em relação ao dique que deslizou em um prazo de 15 dias. Em 90 dias, deverá fazer um plano de ações para todas as outras quatro barragens.

Investigações

A perícia técnica da Polícia Civil fez uma vistoria na empresa nesta segunda-feira. Um engenheiro civil de Ouro Preto e outros três profissionais de Belo Horizonte serão responsáveis pelo laudo técnico que vai apontar as causas do acidente. Eles contarão com a ajuda de um geólogo.

A delegada Mellina Isabel Silva Clemente, responsável pelas investigações, ouviu mais quatro pessoas nesta segunda-feira, sendo dois ex-funcionários da mineradora, a engenheira de segurança do local, e o funcionário Geraldo Moreira. Na última semana, outros operários que já trabalharam na empresa e parentes de vítimas, também foram ouvidos. O teor dos depoimentos não foram divulgados.

Buscas

Os trabalhos de buscas pelo operador de retroescavadeira Adilson Batista, entraram no sexto dia. Os bombeiros têm dificuldades por causa do terreno e a quantidade de material despejada. São 17 bombeiros envolvidos na ação.

A Herculano Mineração disponibilizou ao Corpo de Bombeiros a possibilidade de a corporação contar com empregados da empresa na localização e busca da terceira vítima do acidente. Alguns funcionários já ajudam os militares na condução de máquinas pesadas cedidas pela mineradora e no apoio com alimentação, transporte dos bombeiros e água.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)