(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

População de Lafaiete se mobiliza para restaurar sede da Zoonoses, destruída em incêndio

A perícia já constatou que o ato foi criminoso. De acordo com a coordenadora do local, a perda foi de 100%, mas nenhum animal se feriu


postado em 11/09/2014 21:23 / atualizado em 11/09/2014 22:11

A área ficou completamente destruída, mas felizmente nenhum animal foi atingido(foto: Prefeitura/Divulgação)
A área ficou completamente destruída, mas felizmente nenhum animal foi atingido (foto: Prefeitura/Divulgação)

A população de Conselheiro Lafaiete, na Região Central do Estado, está empenhada em ajudar na reconstrução do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município, destruído em um incêndio criminoso na última terça-feira. As chamas provocaram rachaduras nas paredes, a queda do telhado e a perda de arquivos, móveis, aparelhos, ração e outros objetos. Os animais que estavam abrigados no local foram resgatados sem ferimentos. De acordo com a prefeitura da cidade, desde o dia seguinte do ocorrido não param de chegar doações para suprir os danos.

Passados dois dias do incêndio, a coordenadora do CCZ e gerente de vigilância ambiental, Carla Sássi, de 34 anos, ainda lamenta os prejuízos, mas enaltece o apoio dos voluntários. “Perdemos 100% da sede, foi uma catástrofe e estamos muito tristes. Em compensação, o apoio da população tem sido fenomenal. Essa mobilização é o pontapé inicial pra gente poder tirar força e seguir trabalhando. Até mesmo no dia do incêndio, quando as chamas ameaçavam os animais, algumas pessoas ajudaram a salvar os bichos”, destacou.

Assim que ficou sabendo do incêndio, o empresário Rodrigo Jardim criou um grupo no aplicativo Whats App com o intuito de reunir pessoas interessadas em ajudar o CCZ. “Não custa nada fazer nossa parte. Tenho muitos contatos com empresários, então em conjunto conseguimos arrecadar cerca de uma tonelada de ração e R$ 1.500 em dinheiro, mas isso não significa que contribuí mais do que os outros, todos ajudaram da mesma forma”, frisou.

Os animais que estavam em tratamento no local incendiado tiveram que ser transferidos para três clínicas veterinárias de Conselheiro Lafaiete que se disponibilizaram em cuidar dos bichos. No entanto, o estoque de medicação entregue pela prefeitura em agosto que iria suprir o CCZ por seis meses, e o da ração entregue nesta semana que daria até o mês de dezembro se perderam. Ao todo, são 160 cães, 15 gatos, dois cavalos e um mico. Este, segundo Carla Sassi, estava desesperado quando foi resgatado. “O Mico estava em estado de choque, gritando muito quando percebeu que o fogo se aproximava. Graças a Deus, conseguimos salva-lo”, disse aliviada.

A Polícia Civil segue investigando o caso. A perícia já confirmou que se trata de um incêndio criminoso já que a porta da recepção estava arrombada e o botijão de gás, que ficava na cozinha (local mais afetado), teria sido usado para provocar as chamas. O próximo passo é descobrir o autor do crime e a motivação que o levou a praticar tal ato. De acordo com Carla, este é o sexto atentado contra o CCZ dentro de um ano. As outras invasões foram para rasgar documentos e destruir objetos. A veterinária estuda a possibilidade construir uma nova sede.

A coordenadora do Centro de Controle de Zoonose estima que a perda foi de 100%(foto: Prefeitura/Divulgação)
A coordenadora do Centro de Controle de Zoonose estima que a perda foi de 100% (foto: Prefeitura/Divulgação)

Ajuda sem fronteiras


A solidariedade não se restringe apenas aos moradores de Conselheiro Lafaiete. Até mesmo em São Paulo, existem pessoas empenhadas em ajudar na reconstrução do local. O médico veterinário César Henrique Bezerra, de 32 anos, é amigo de Carla Sassi e decidiu ajudar a colega de profissão. “Estamos mobilizando amigos que têm clínica veterinária, pet shop e distribuidoras para apoiarem a causa. Ainda estamos no começo, mas já conseguimos resultados bastante satisfatórios”, comemorou.

César já conseguiu arrecadar rações, medicamentos, vacinas, e até mesmo contribuições que ele nem esperava. “Uma cliente de um pet shop aqui de São Paulo ficou sabendo do caso e resolver doar alguns eletrodomésticos, como geladeira, fogão e frigobar. É muito bom ver o apoio das pessoas”, disse o veterinário. Carla Sassi já reservou um caminhão para ir a São Paulo na próxima segunda-feira buscar todo o material arrecadado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)