(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Rejeitos de minério de barragem que cedeu em Itabirito podem atingir rio que abastece BH e região

A Copasa informou que a captação no Rio das Velhas acontece normalmente e que está tomando as medidas necessárias para que o abastecimento de água não seja afetado


11/09/2014 19:06 - atualizado 11/09/2014 19:56

Rejeitos atingiram dois córregos afluentes do Rio Itabirito que, por sua vez, desagua no Rio das Velhas (foto: Euller Júnior/EM/D.A.Press)
Rejeitos atingiram dois córregos afluentes do Rio Itabirito que, por sua vez, desagua no Rio das Velhas (foto: Euller Júnior/EM/D.A.Press)

A carga de rejeito de minério despejada no solo após o rompimento da barragem da mineradora Herculano, em Itabirito, Região Central de Minas, atingiu afluentes do Rio das Velhas, que abastecem Belo Horizonte e cidades da região metropolitana. A preocupação das autoridades é evitar que a poluição chegue à estação de tratamento de água Bela Fama e comprometa o abastecimento. A Copasa informou que a captação no rio acontece normalmente e está tomando as medidas necessárias para que o serviço não seja afetado.

Veja mais imagens do deslizamento

O presidente do Comitê da Bacia do Rio das Velhas (CBH), Marcos Vinícius Polignano, foi até a empresa, nesta quinta-feira, para alertar sobre os danos em córregos da região. “Os córregos Silva e do Eixo, afluentes do Rio Itabirito que, por sua vez, deságua no Rio das Velhas, foram contaminados pelos rejeitos de minério. A preocupação é em relação ao abastecimento de água da capital e da região metropolitana, que pode ser comprometido”, explicou.

A Copasa faz a captação de água do Rio das Velhas na estação Belo Fama, em Nova Lima. Ela é responsável pelo fornecimento de água em 60% de Belo Horizonte e 40 % da região metropolitana. Polignano afirmou que a situação tem que ser monitorada e fiscalizada para não causar problemas futuros.

Em nota, a Copasa afirmou que a empresa continua fazendo a captação de água no Rio das Velhas normalmente. Informou, ainda que, desde o momento do acidente está monitorando os impactos e tomando todas as medidas necessárias para garantir que o abastecimento de água de Belo Horizonte e Região Metropolitana não seja afetado.

Danos ambientais causados com a queda da barreira ainda não foram contabilizados(foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A.Press)
Danos ambientais causados com a queda da barreira ainda não foram contabilizados (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A.Press)


Buscas

Ao todo, 23 homens do Corpo de Bombeiros e um cão farejador participam das buscas, que foram reforçadas por equipamentos de alta tecnologia. Um drone está fazendo um rastreamento aéreo no terreno devastado pelos rejeitos de mineração. O equipamento é capaz de atingir uma área que equivalente a 30 campos de futebol. Já o GPR faz um raio x do solo e consegue identificar o que é material de mineração e orgânico, como por exemplo as vísceras humanas. Com ele os militares tentam chegar até o corpo do operador de máquinas desaparecido desde o deslizamento.

O acidente

A barragem que rompeu é uma das quatro contenções existentes da área da Mineração Herculano. A onda formada pelos rejeitos deixou ainda um operário ferido, dois mortos e o desaparecido.

Dois trabalhadores conseguiram escapar e relataram a socorristas momentos de pânico. Muitos tentaram salvar os colegas usando as próprias mãos para escavar, sem sucesso. O acidente ocorreu por volta das 7h30 quando, segundo o Corpo de Bombeiros, equipes trabalhavam na manutenção da barragem. O resgate – considerado de alto risco, por causa da instabilidade do terreno – durou cerca de 11 horas até ser suspenso, na noite de quarta-feira.

Dois corpos foram retirados da lama. O topógrafo Reinaldo da Costa Melo, de 68 anos, funcionário de uma empresa terceirizada, fazia medições próximo à barragem quando foi atingido. Ele foi achado morto, sobre a lama. Cristiano Fernandes da Silva, de 32, que dirigia um caminhão, foi encontrado sem vida na cabine do veículo parcialmente soterrado. Adilson, que operava a retroescavadeira ainda é procurado. O sepultamento de Reinaldo será às 16h no Cemitério Colina, em BH. Cristiano também será enterrado nesta quarta na cidade de Belo Vale, região central.

Assista imagens dos córregos atingidos pelos rejeitos de minério





Veja a reportagem da Tv Alterosa



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)