(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Copasa retira 95% das fontes de esgoto na Pampulha, mas ainda há despejo clandestino

Secretário de Meio Ambiente e vice-prefeito, Délio Malheiros, apresentou as propostas de limpeza das águas. Ações incluem retirada de esgoto, desassoreamento e remoção de lixo


postado em 09/09/2014 11:58 / atualizado em 09/09/2014 12:44

(foto: Euler Junior/EM/D.A Press)
(foto: Euler Junior/EM/D.A Press)

A Copasa vai concluir até mês que vem a retirada de 95% das interceptações de esgoto na Lagoa da Pampulha, mas ainda existem 1,2 mil fontes clandestinas que despejam sujeira na represa e nos córregos afluentes. Na manhã desta terça-feira, o secretário de Meio Ambiente e vice-prefeito, Délio Malheiros, apresentou as propostas de limpeza das águas com previsão de despoluição completa para o ano que vem.

Além da retirada de esgoto, o processo de desassoreamento já completou 75% e o tratamento da água começa no próximo mês. Hoje foi lançada uma campanha de mutirão de limpeza, que vai começar efetivamente na semana que vem com o objetivo de retirar a poluição difusa, jogada na rua e córregos.

De acordo com o secretário, são retiradas seis toneladas de lixo todos os dias na lagoa. Além do mutirão, uma campanha de conscientização ambiental terá como alvo moradores e comerciantes da região. A associação de moradores vai acompanhar a campanha de conscientização e a Superintendia de Limpeza Urbana (SLU) vai espalhar Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPVs) de lixo por toda a orla.

As fiscalizações da Regional Pampulha também serão intensificadas, principalmente para conter o despejo de esgoto clandestino. Segundo Malheiros, as pessoas que fazem isso podem responder criminalmente e receber denúncia do Ministério Público.

(foto: Euler Junior/EM/D.A Press)
(foto: Euler Junior/EM/D.A Press)
Capivaras


Segundo o secretário, a retirada de capivaras do entorno da lagoa começa na semana que vem, com conclusão prevista para outubro. Os animais removidos serão separados por sexo e examinados, porém ainda não há definição sobre o destino dos bichos.

Ao todo, foram contabilizadas 88 capivaras no primeiro semestre deste ano no entorno da lagoa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)