(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Município de Matozinhos é condenado a pagar indenização por demolir capela tombada

O valor será fixado em liquidação de sentença e revertido para um fundo destinado à reconstituição dos bens lesados


postado em 08/09/2014 17:38 / atualizado em 08/09/2014 18:35

A demolição da capela do Congo de Nossa Senhora do Rosário, em Matozinhos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, virou caso de Justiça. A juíza Fernanda Campos de Cerqueira Lana, do Núcleo de Apoio à Prestação Jurisdicional do Interior (Napi), do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), condenou o município a pagar indenização por ter destruído um imóvel tombado pelo patrimônio público. O valor será fixado em liquidação de sentença e revertido para um fundo destinado à reconstituição dos bens lesados.

O pedido da condenação foi feito pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Na denúncia feita pelo órgão, os promotores afirmam que a demolição aconteceu sem a observação da lei. Os magistrados confessam que o imóvel, que abriga a sede da Guarda do Congo de Nossa Senhora do Rosário e seu acervo, estava mal conservado. Porém, tal fato é de responsabilidade do município, que recebe repasses de ICMS cultural para a manutenção do patrimônio.

Na ação, o MP pediu que fosse reconhecido o valor cultural do imóvel e que o município fosse condenado a reconstruir a capela do Rosário, observando a mesma estrutura da edificação anterior.

O Município de Matozinhos alegou que a demolição só foi realizada porque outra capela, destinada às festividades da guarda de congado, já havia sido construída. Além disso, o imóvel demolido estava em precário estado de conservação e o presidente da Guarda do Congo de Nossa Senhora do Rosário havia solicitado a demolição, conforme a defesa.

A juíza não aceitou os argumentos do Município. Para ela, o réu prejudicou a preservação do patrimônio histórico e também do valor imaterial que emanava do local. “Conforme Lei Orgânica Municipal, o referido bem foi tombado pelo Município, o que torna ainda mais reprovável e danosa à comunidade a demolição do imóvel”, afirma.

A Prefeitura de Matozinhos informou que a sentença sobre o processo de demolição da Capela do Congo de Nossa Senhora do Rosário, ainda não tramitou em julgado. Por isso, o Município apresentará recurso.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)