(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ciranda dos nomes para o gorilinha do Zoo de BH mobiliza leitores na internet


postado em 05/09/2014 00:12 / atualizado em 05/09/2014 07:12

Luana Cruz e Cristiane Silva

(foto: Herlandes Tinoco/Fundacao Zoo-Botanica de BH)
(foto: Herlandes Tinoco/Fundacao Zoo-Botanica de BH)


Vencida a expectativa sobre o sexo do filhote de gorila nascido em 5 de agosto na Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte, a escolha do nome do bichinho, filho de Lou Lou e Leon, está dando o que falar. Em apenas 24 horas, o em.com.br  recebeu 342 sugestões. A criatividade não tem limites e as ideias vão de palavras de origem indígena a denominações de personagens de videogames.

O nome mais sugerido é Idi Amin, numa homenagem ao gorila que morreu em 2013, depois de 37 anos de contato e carinho com o público. Uma variante dessa homenagem é Idi Amin Júnior. Também são recorrentes as alusões a BH e a Minas Gerais, com nomes como Belo, Belô e BeloMig, Mineiro e Mineirim.

Comidas típicas mineiras e doces estão na relação enviada ao em.com.br: Torresmo, Tropeiro e Brigadeiro são algumas das sugestões. Os leitores também exercitaram a criatividade e fizeram combinações com os nomes dos pais do filhote: Lelou, Lelo e Noel – que é o nome do pai ao contrário. A ideia da Fundação Zoo-Botânica de ZB-BH é evitar nomes de origem africana e valorizar os de origem brasileira, em especial os indígenas.

Nessa linha, os leitores enviaram dezenas de sugestões, sendo as mais recorrentes Tupã (trovão em tupi) e Piatã (forte, rijo, vigoroso em tupi). Outro nome que ficou entre os preferidos é Peri – personagem do romance O guarani, de José de Alencar.

As sugestões mais curiosas estão relacionadas a personagens de desenhos e games: Blanka (do Street fighter), Gohan (do Dragon ball) e GRU (da animação Meu malvado favorito). O nome do mascote da Copa do Mundo 2014, Fuleco, também foi muito sugerido pelos internautas.

SIGNIFICADOS  Em seu e-mail, o leitor José Vieira Neves, além de sugerir três nomes indígenas (Anauê, Caiapó e Curumim), encaminhou um texto explicando o significado de suas sugestões. Curumim, de acordo com ele, é “palavra de origem tupi e designa, de modo geral, crianças indígenas”. Ainda na linha indígena, José Urbano Cardoso Filho quer que o filhote seja chamado de Txai, combinando a homenagem à tribo e ao cantor e compositor Milton Nascimento, que tem uma música com esse nome.

Já a professora Maria Elisa Gome dos Santos sugeriu Estrela, “para um personagem tão esperado, paparicado e já famoso”. E completa: “Minha mãe, italiana, quer sugerir o nome Vitório. Em um único e-mail, a família de Cleiton Ferreira enviou quatro propostas. Ele gostaria que o filhote se chamasse Pelé, já sua mulher, Sheila Ferreira, sugeriu Amazon. Matheus, um dos dos filhos, de 4 anos, acha que Gugu seria ótimo. Já o irmão, Lucas, de 10, prefere Kurumin.

A pedido do avô, Larissa Gusmão escreveu dizendo que ele sugeriu Gorilou, numa combinação do nome da espécie com o nome da mãe, Lou Lou. Fernanda, mãe de Eduardo, de 5, contou que a escolha do nome do filhote foi o tema do café de manhã da família e que o garoto gostaria que o bichinho se chamasse Cacau.

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)