(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Justiça autoriza implosão de viaduto e moradores chegam a acordo com Defesa Civil

Implosão será dia 14 de setembro e moradores já podem deixas suas casa um dia antes. Empresa contratada para a implosão tem um seguro de R$ 1 milhão em caso de algum dano para apartamentos e imóveis da região


postado em 02/09/2014 13:54 / atualizado em 02/09/2014 14:30

(foto: Euler Junior/EM/D.A Press)
(foto: Euler Junior/EM/D.A Press)

Depois de audiência na manhã desta terça-feira no 1º Tribunal do Júri do Fórum Lafayette, em Belo Horizonte, está autorizada pela Justiça a demolição da alça norte do Viaduto Batalha dos Guararapes, na Avenida Dom Pedro I. A execução está marcada para dia 14 de setembro e os trabalhos de movimentação de operários começam amanhã.

A reunião de hoje contou com a presença do Ministério Público, empresas envolvidas, moradores dos edifícios Antares e Savana, além de outros vizinhos do viaduto. Foram discutidos detalhes da demolição e vários pontos operacionais ficaram acordados entre as partes.

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) terá até dia 10 para entregar um plano de execução da demolição. Os moradores, que serão removidos por causa do raio de segurança da implosão, podem deixar as casas no dia 13 e se dirigir para hotéis, conforme orientação da Comdec. Todas as despesas serão pagas pela Cowan, responsável pela construção do viaduto que desabou em 3 de julho.

Os operários vão escavar uma vala de 1,5 metros no entorno do pilares da alça norte, para minimizar o impacto em imóveis vizinhos durante a implosão.

Durante todo o processo de demolição, uma equipe multifuncional da prefeitura – com engenheiros e assistentes sociais – vai ficar na região da avenida Pedro I para orientar moradores. Será montada uma “van escritório” no local para atender as demandas, além de uma tenta de 30 metros com todo tipo de suporte às famílias.

A empresa contratada para a implosão tem um seguro de R$ 1 milhão em caso de algum dano para apartamentos e imóveis da região. Caso ocorra algum problema de segurança, a demolição pode ser adiada em uma semana, pois só poderá ser feita em um domingo. Assim como anunciado ontem pelo engenheiro Eduardo Pedersoli, da Defesa Civil Municipal, a previsão de liberação do trânsito na avenida é dia 21 de setembro. A remoção de escombros após implosão vai ocorrer somente no horário de 7h às 22h, para garantir menos impactos aos vizinhos.

Comunicação

A promotora de Justiça Cláudia Amaral pediu ao juiz da 4ª Vara da Fazenda Municipal de Belo Horizonte, Renato Luís Dresch durante a audiência, que a Comdec aprimore a comunicação com os moradores removidos e afetados pela demolição. O magistrado acatou o pedido e determinou que a Comdec entregue CDs aos moradores com laudos das vistorias feitas nos prédios, com garantia a essas famílias. Novas vistorias serão feita nos imóveis antes da implosão. Uma comissão de moradores dos edifícios Antares e Savana vai acompanhar todos os procedimentos que foram acordados na audiência de hoje.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)