(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Famílias temem danos a edifícios com implosão da alça de viaduto na Pedro I

Famílias que vivem em prédios próximos à alça norte do Viaduto Batalha dos Guararapes, prevista para ser implodida dia 14, querem garantias da PBH de que não terão prejuízo


postado em 01/09/2014 06:00 / atualizado em 01/09/2014 07:16

Pedro Cerqueira

O aposentado Guilherme Diniz no Residencial Antares, com o viaduto ao fundo:
O aposentado Guilherme Diniz no Residencial Antares, com o viaduto ao fundo: "Tudo tem que ser bem discutido" (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
Moradores dos condomínios residenciais Antares e Savana, vizinhos ao viaduto Batalha dos Guararapes, na Avenida Pedro I, querem negociar com a Prefeitura de Belo Horizonte as condições para que a alça norte do elevado seja implodida. Em clima de expectativa desde que o prefeito Marcio Lacerda anunciou que a data provável para a implosão é o próximo dia 14, famílias exigem garantias de que não haverá danos aos imóveis ou prejuízos econômicos. Uma reunião está marcada para hoje com a prefeitura, onde haverá detalhamento do processo de demolição. Amanhã, uma audiência de conciliação será realizada por determinação da Justiça.

 “Sou a favor da demolição, mas tudo tem que ser bem discutido para não causar danos à estrutura do prédio”, opina o aposentado Guilherme Otávio Diniz, morador do Residencial Antares. O comunicado entregue pela Defesa Civil na visita feita no sábado, para cadastramento de todos os imóveis num raio de 200 metros, não cita a data da demolição. Apenas avisa que haverá reunião hoje às 20h para repassar informações a respeito da intervenção.

Guilherme diz que ainda não está convencido da necessidade de demolição, uma vez que, segundo ele, haveria estudos técnicos indicando que o abalo na alça norte teria sido mínimo e que a estrutura poderia ser restaurada. O aposentado disse que recebeu como orientação que, no dia da demolição, deverá deixar seu apartamento uma hora antes e voltar uma hora depois do término. “Domingo, geralmente, eu vou à feira e é isso que vou fazer. Não quero assistir”, conta o morador.

Da janela da sala do supervisor de logística Luis Fabian Aguiar Patzi, morador do bloco 9 do Residencial Antares, é possível avistar a alça norte do Viaduto Batalha dos Guararapes, que fica a aproximadamente 30 metros de distância. “Não recebi nenhuma informação oficial, mas acredito que nós que estamos na linha de frente da demolição devemos ser levados para um hotel por alguns dias”, diz Luis, receoso da poeira e barulho gerados pela intervenção. O morador não conseguiu ficar mais de três dias hospedado com a família num hotel quando a alça sul foi demolida. Ele conta que o filho mais novo, com 5 anos de idade, tinha que brincar no corredor do hotel. O maior receio de Luis é quanto à desvalorização do imóvel.

Estudo

No edifício vizinho, o Residencial Savana, apenas quatro dos 18 apartamentos do bloco 3 estão ocupados, segundo o agente penitenciário Ricardo Luiz Nascimento, síndico do prédio. Ele teme pela estrutura do edifício, feito em alvenaria estrutural, considerada mais frágil, e também reivindica a elaboração de um estudo sócio-econômico dos moradores “para calcular não só o valor do meu imóvel, mas também a reforma que eu fiz, os móveis planejados e os eletrodomésticos que comprei”, enumera. No dia da demolição, Ricardo não sabe se vai para a casa de algum parente, para um “parque de diversão ou para a feira hippie”, ironizou.

A aposentada Marilda Siqueira Ladeira, que também mora no Residencial Savana (a janela do quarto fica a 20 metros do viaduto), também não sabe onde estará no dia da demolição, mas já tem planos para sua gatinha Nina, que vai ficar três dias num hotel para bichos. Marilda não acredita que a intervenção ocorrerá no dia 14. A moradora também tem receio quanto à estrutura do prédio depois da demolição. “O pessoal da Defesa Civil me disse que 40 minutos depois da demolição já poderemos entrar nos nossos imóveis. Mas eles não vão fazer uma vistoria antes? Quem vai me dar garantia? Quem vai ser o responsável se der algum problema?”, questiona. Segundo Marilda, um agente da Defesa Civil disse que a limpeza do local vai demorar de cinco a sete dias.

Procurada pelo EM, a Defesa Civil informou que não poderia dar mais detalhes sobre o plano de implosão e demolição, elaborado por profissional do Rio de Janeiro. A assessoria de imprensa do órgão garantiu, no entanto, que todas as medidas de segurança serão tomadas durante todo o processo e que moradores receberão todas as informações necessárias na reunião de hoje.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)